(Série do livro de Rute)

Deus faz coopera tudo para nosso bem..

                       Deus faz coopera tudo para nosso bem.

“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. ” (Rm 8.28).


Esse versículo é bem citado pelos cristãos, por produzir esperança conforto e refrigério a todos os cristãos que se encontram cansados e atribulados, passando por momentos inoportunos. Não é fácil, compreender os desígnios de Deus quando tudo em sua vida está dando errado, achamos que o Senhor não tem escutado as nossas súplicas, mas embora a situação se mostre adversa e a providência de Deus algumas vezes pareça demorar, fazendo-o parecer severo, Ele sempre opera para o bem de seu povo. Esses dias escutei um áudio que falava sobre a moabita Rute, e as escolhas que ela fez em momentos não favoráveis; essa mulher piedosa, nos ensina a seguir adiante sem olhar para o passado dolorido, pois embora ela sendo Moabita, vemos no livro que conta sua história, o que pode ser considerado uma explicação do que iminentemente há de acontecer, que uma pessoa convertida (Até mesmo uma moabita) poderia ser verdadeiramente fiel ao Senhor e ser totalmente aceita em Israel. 

Rute se converteu totalmente à fé do povo judeu, decididamente ela viajou para Judá com Noemi, Leia: (Rute 1.19-22). Embora Rute e Noemi sua sogra, tivessem perdido seus esposos, tornando-se viúvas, Deus fez com que toda essa situação cooperasse para o bem delas, lhes providenciando um resgatador ou remidor. ( remidor era o parente mais próximo do falecido que era obrigado a comprar de volta a propriedade caso ela houvesse sido tomada por motivos de pobreza ou hipoteca, a fim de que o terreno permanecesse sob posse da família (Lv 25.25-28). De acordo com as exigências do casamento levirato, o parente mais próximo do falecido deveria casar-se com a viúva, para que o nome deste não fosse extinto (Dt 25.5-10). )

Destarte, quando Rute colhia alimentos encontrou Boaz, um parente próximo de Noemi que demostrou a ela bondade e proteção. Como aparente casualidade, ao colher espigas, entrou na parte que pertencia a Boaz, mas esse encontro não foi casual, apesar de não haver planejamento humano, mesmo quando ela não tinha a intenção de conhecer Boaz, Deus já havia determinado que assim acontecesse. O texto de Rute 2.4-7 Diz que Boaz interrogava seus homens sobre Rute, e para a surpresa dele os seus segadores, tinham coisas boas para dizer sobre ela. Se olharmos com nossa ótica humana, concluiremos que o encontro ocorrido entre Boas e Rute foi simples coincidência, mas na realidade esse foi o tempo perfeito para a providência divina. O encontro dos dois foi ocasionado por Deus, foi um encontro providencial e Soberano.

Uma das maiores e melhores declarações de Boaz sobre Rute, encontramos no versículo de (Rute 2.11-12) Quando ele afirma que já sabia bastante sobre Rute, ele reconheceu que ela não era uma estrangeira comum que adorava outros deuses, ela tinha ido se refugiar sob as assas de Deus e mais a frente teve a recompensa do Senhor. É impossível não se emocionar quando lemos o livro de Rute, e vemos tamanha confiança dela, no Deus Soberano. Deus fez cooperar tudo para o bem dessas duas mulheres, quando Boaz se tornou o resgatador de Rute, ele anunciou publicamente seu compromisso com ela (Rute 4.9-10) para finalizar o acordo que produziu o que pareceu ser uma combinação de casamento levirato (Dt 25.5-10) e resgatador por parentesco (Lv25) Ele recebeu total aprovação e as bênçãos de fertilidade foram invocadas (Rute 4.11-12). 

Ao finalizar todo o contexto histórico de Rute nesse livro, Vemos que Boaz e Rute terão um filho, se tornará um legítimo descendente da linhagem davídica. Os anciãos e todo o povo confirmaram publicamente a legitimidade do lugar de Rute na linhagem de Davi, (Rute 4.17) para os eleitos cristãos, essa genealogia aponta para Cristo, o grande filho de Davi, o único Salvador. Portanto, aprendamos com esses exemplos, pois tudo corrobora para que a vontade Soberana de Deus se cumpra, ele age no momento certo, na hora certa. Da mesma forma que Rute andou de acordo com o futuro, assim devemos andar também, nosso futuro diz muito sobre o que plantamos no presente, influencia muito no que iremos colher futuramente.

Devemos seguir confiantes para o alvo, sem carregarmos acontecimentos do passado como se fossem fardos pesados, isso seria como se colocássemos vinho novo em odres  velhos. Façamos como Paulo indagou ao dizer, mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:13,14, crendo que o Senhor faz cooperar tudo para o nosso bem....



Próximo poste, sobre o livro de Rute da série que está iniciando hoje, falarei sobre relacionamento, "espere o tempo de  Deus". 
Fique na paz
Continua...
(Série as perolas do Livro de Rute)

Por: Cristiane Monteiro Lima...
😘

10 comentários

  1. Amei seu blog e todo o conteúdo dele, não estudo teologia, mas leio a biblia sempre e estudo Louvor e Adoração. Você me convidou para visitar seu blog e amei. Parabéns pelo lindo trabalho.
    www.noteualtar.com.br http://mulheresnta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vinda, é um prazer ter a sua visitar. Ler as Escrituras é muito importante para nós mulheres cristã, para estamos em comunhão com Deus, gosto de louvor e adoração também.
      Estou muito feliz com a visita, sempre estarei dando uma passadinha em seu blog, também. Beijos, graça e paz! ;D

      Excluir
  2. Que o Senhor te abençõe Crstiane, escolheu uma passagem muito bela, em humildade, esperança e fidelidade, são diamantes que embelezam as escrituras,e aqueles que possuem estas qualidades.Gosto muito desta passagem.Eu acredito que Rute aprendeu muito com sua sogra,e aí pos em prática. Gostei si senhora muito bom.Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Hey!
    I saw your blog and I liked, I am following u now and I hope u can visit my blog and follow me back, great post.
    Kisses ^^

    ResponderExcluir
  4. Hi, your blog is very interesting)
    Would you like to follow each other on GFC an GOOGLE+?
    Please let me know on my blog and I will follow back as soon as possible!
    Have a lovely day!

    http://vaitsi.blogspot.com.by

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Of course, I reciprocate yes! I'm going to visit your blog, if you follow me, I'll be following you as well.

      Excluir
  5. very sweet blog !

    would like to follow for follow ?
    let me know in the comments and I follow you

    My newest post

    Check out my ♥Instagram ,Blog╚ovin and
    Google✚

    Stay Gold

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Thank you, I'm grateful for your visit. I reward yes, if you follow me, I will be returning with more pleasure.
      If you follow me just leave it in the comments.

      Excluir

Não deixe de comentar!
Sua opinião é muito importante :D
Beijos...

Galeria de Postagens recentes