As Dádivas da Cruz - Coração Equilibrado

Coração Equilibrado – moldando um coração segundo a imagem do Redentor

A cruz é o momento histórico quando temos a revelação máxima do amor de Deus. Nesta série exploramos as dádivas que brotam da cruz de Jesus Cristo. Estas dádivas preenchem todo o viver daqueles que são rendidos aos pés do Redentor. A cruz é repleta da graça do Senhor aplicada ao seu povo amado. Uma destas dádivas é ter o coração transformado e equilibrado pelo Espírito Santo do Senhor. Vejamos um pouco melhor esta bênção que advém da cruz.

Qual a razão do sofrimento no mundo? Por que tanto caos e dor? Por que o coração humano insiste em desencontros, desilusões e desesperanças? Para obter uma das respostas plausíveis à luz de toda Escritura, precisamos nos remeter ao princípio da criação e perceber o estrago que o pecado ocasionou em toda criação. Deus criou todas as coisas perfeitas. A humanidade, com seus sentimentos e relacionamentos, também era perfeita. Mas, o pecado deturpou e desfigurou esta perfeição. Por causa do pecado dos nossos primeiros pais, todo relacionamento humano passou a ser subjugado pelo orgulho, indiferença e disputa. Se não fosse a graça de Deus revelada na cruz de Jesus, não haveria salvação e esperança para este mundo perdido.

Mas, graças a Deus, a cruz aspergiu misericórdia sobre toda a criação. Percebemos que a vontade em Deus salvar um povo para si implica também o desejo de reparar o estrago do pecado na vida destes amados. A Escritura nos apresenta o padrão de santidade que Deus imprime na vida dos seus filhos. Este padrão é a pessoa de Jesus Cristo. Ser salvo, cristão e convertido é ser semelhante a Jesus. Discípulo é aquele que imita o seu mestre. Todo o nosso viver, sentimentos, ações, reações, planos, pensamentos e palavras devem ser de acordo com a imagem de Cristo. Este é o padrão de Deus para o seu povo.

A cruz reclama transformação. Todos aqueles que se aproximam em rendimento aos pés de Jesus são transformados pelo Espírito Santo de Deus. Através da regeneração e conversão, a pessoa chamada pela cruz é transformada integralmente. Já o pecado não reina mais. O domínio do mal é quebrado. A graça preenche todos os espaços plenamente. Agora a imagem de Cristo é impressa em nossa mente e coração. A cruz nos presenteia com a realidade de sermos transformados segundo esta imagem do Redentor. Graças a Deus!

Esta transformação não é teórica, ou impessoal. É na prática. Um coração transformado é um coração equilibrado em todas as suas facetas. Nossos pensamentos agora devem estar ligados a tudo aquilo que agrada a Deus, não a nossa carne. As emoções são equalizadas pela graça. Medo, insegurança, ódio e amargura não tem mais espaço para este coração habitado pelo Espírito. Os desejos deste coração equilibrado são agora voltados para viver para a glória de Deus, não para adorar a criatura, criação, e nem a si mesmo. Toda perspectiva e cosmovisão são inundados pela graça regeneradora do Senhor.

A Escritura diz que ainda temos os efeitos dos pecados dos primeiros pais na mente e coração dos regenerados. O domínio do mal não há mais. Por isso, é mister lutar com todas as nossas forças contra nós mesmos, contra os nossos desejos, pensamentos e expectativas que afrontam o Senhor. As armas que dispomos são as disciplinas espirituais, o estudo da Palavra de Deus, a oração, a participação nos sacramentos da Palavra, aliados à comunhão com o povo de Deus. Buscar a Deus é o caminho para um coração equilibrado.

Lance fora do seu coração tudo aquilo que coopera para o desequilíbrio espiritual. Abrace fortemente as disciplinas espirituais. Busque a Deus. Faça disto o alvo da sua vida. Busque a Deus. Faço tudo para a glória de Deus. Busque a Deus. Sabe o que vai acontecer? Ele deixará ser achado pela sua graça e inundará seu viver com amor e equilíbrio emocional.

No próximo post, discutiremos outra dádiva da cruz, a pacificação. A cruz produz um exército de pacificadores, que tem como missão semear a paz neste mundo sofrido e atribulado. Não perca.

Escrito pelo nosso colunista: Pastor Marlon de Oliveira. 


Nenhum comentário

Não deixe de comentar!
Sua opinião é muito importante :D
Beijos...

Galeria de Postagens recentes