Série As Dádivas da Cruz - Reconciliação


Nesta série apresentamos as dádivas da cruz, as bênçãos que brotam do ato expiatório de Cristo aspergidas sobre o povo amado do Eterno
Reconciliação: Curando laços rompidos

Nesta série apresentamos as dádivas da cruz, as bênçãos que brotam do ato expiatório de Cristo aspergidas sobre o povo amado do Eterno. Estas dádivas não nos descortina um futuro deslumbrantes junto a Deus, como também, nos desafiam a viver esta esperança hoje, em nosso dia-a-dia. A cruz implica mudança de vida, cosmovisão, perspectivas e atitudes hoje.

Neste post vamos explorar uma das mais ricas dádivas da cruz, a reconciliação. Deus em Cristo nos trouxe de volta, nos reconciliou consigo mesmo. Vivemos na realidade de poder desfrutar plenitude de vida e comunhão com o Todo-Poderoso. É necessário perceber a necessidade e a graciosidade desta reconciliação.

O relacionamento da Criação com Deus era perfeito antes da queda de Adão. Havia comunhão de Deus com o homem e, a partir deste, com toda as coisas criadas. Este relacionamento gerava conhecimento, amizade, adoração, sustento e responsabilidades. A vida reinava. Mas, o homem pecou. Este pecado gerou a morte, o rompimento deste relacionamento. Este rompimento trouxe a quebra da paz e de todos os benefícios da comunhão com o Criador. Todo o caos foi instaurado. O homem passou a ser autossuficiente, independente e individualista. Perceba que todos os relacionamentos humanos (com Deus, com o próximo e com a natureza) foram dominados, agora, pela morte e orgulho.

Pela infinita graça e amor misericordioso de Deus, o Senhor de toda Paz resolveu através do sacrifício de Jesus Cristo, seu único filho gerado, na cruz, salvar aqueles a quem Ele soberanamente escolheu. Salvou-os da condenação eterna advindos do pecado de Adão imputado a toda Criação. Esta salvação também traz a reconciliação. Deus reestabelece a paz e os laços de vida (pacto) com os seus escolhidos. O relacionamento de vida e bênçãos são agora retomados em Cristo. Temos, portanto, o Rei, o reino, o pacto e o mediador revelados nesta bendita reconciliação.

Os laços rompidos com Deus são curados. Consequentemente, os laços rompidos com o semelhante e com a natureza também podem ser curados e retomados. Esta é a graça da reconciliação. A morte, o caos, o orgulho, a prepotência, a independência e o rancor devem ser despojados, para dar lugar à vida, paz, humildade, altruísmo, solidariedade e amor. Estes valores espirituais e éticos devem reger agora nosso coração e relacionamentos.
Certamente, a implicação disto para a nossa vida são imensas. Primeiramente, se estamos em Cristo, o reinado dele deve ser necessariamente uma realidade em nossa vida. Corações que se encontram e estabelecem o amor apesar dos erros e ofensas é uma dádiva possibilitada apenas quando a cruz reina sobre a nossa vida. O verdadeiro crente terá seu coração, mente, emoções, desejos, ações e reações dirigidos pelo Senhor Jesus através do Espírito Santo. Os princípios da Palavra de Deus são agora determinantes para nós.

Podemos citar alguns dos principais valores ético-espirituais para nós. O maior deles é o amor incondicional. Perceba como Deus nos amou apesar do nosso pecado e miséria. Deus não salvou crentes perfeitos, antes, miseráveis pecadores ingratos. O amor é desinteressado, incondicional. Este é o amor que deve reinar e reger toda a nossa vida.

Quando este amor reinar então o perdão não será impossível, apesar de desafiador. Perdão significa relevar o erro do outro e tratá-lo apesar dos seus erros. Deus fez isso conosco. Ser discípulo é aplicar este perdão ao outro, apesar das ofensas. Quem ama, perdoa. Quem perdoa, vive em paz. Quem vive em paz, vive feliz.


O perdão nos leva a valorizar o outro, a tratá-lo apesar dos seus erros, a olhar com simpatia, compreensão e paciência. Ter o coração aberto ao próximo, num amor incondicional, é fundamental para experimentar a paz que vem da cruz.

Por: Pastor Marlom

Nenhum comentário

Não deixe de comentar!
Sua opinião é muito importante :D
Beijos...

Galeria de Postagens recentes