Se preparando enquanto solteiras – Parte 1

Casamento é coisa séria! Não é uma instituição criada para satisfazer nossas vontades e desejos.

“Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, e serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne.”
Marcos 10:7-8
Casamento é coisa séria! Não é uma instituição criada para satisfazer nossas vontades e desejos. É uma instituição criada por Deus (Gn 2:18), e através dela podemos glorificar mais o nosso Senhor desempenhando os nossos papéis no casamento (marido e esposa). Infelizmente, no mundo atual, o casamento é tido como uma instituição falida, mas para nós, cristãos, ele é e sempre será uma coisa SÉRIA.
Ser solteiro no mundo de hoje é uma “glória”. Te dá a sensação de liberdade: você não precisa dar satisfação a ninguém, pode fazer o que quiser, se relacionar sem compromisso com várias garotas ou rapazes, ir para festas, enfim… De fato, estar solteiro é bom, mas devemos nos lembrar de que solteiros ou casados (sim, só há esses 2 status) devemos glorificar ao Senhor (1Co 10:31). Enquanto solteiro (a), na casa dos nossos pais, o rapaz não tem o dever de sustentar sua casa e a moça não tem os cuidados com a família como dever principal. Mas tudo isso passará a ser nossa obrigação quando casarmos, portanto, devemos estar preparados.

Enquanto solteiras, podemos aproveitar para aprendermos várias coisas e nos aperfeiçoarmos para nos tornar uma esposa excelente e mulher virtuosa. Meninas, vejamos alguns pontos que podem nos ajudar.

1 – Honra o teu pai e a tua mãe
Será que enquanto solteiras realmente não precisamos dar satisfação a ninguém? Percebam o versículo 7 de Marcos 10: “Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe...”(grifo meu). Ou seja, antes de casar, estamos todos debaixo da autoridade dos nossos pais. Enquanto solteiras ou em um RPC (relacionamento pré-conjugal) devemos sim satisfação: a nossos pais!
Percebam a seriedade disso: os seus futuros maridos saberão se vocês serão submissas a eles (1Pe 3:1) observando se vocês são submissas aos seus pais.

Vejam, não estou dizendo que vocês devem ser submissas aos pais apenas para mostrar para seus futuros cônjuges. Vocês devem se submeter a qualquer autoridade (Rm 13:1; Ex. 20: 12) porque Deus ordenou que assim o fizéssemos.
Uma vez ouvi uma pergunta de uma das jovens lá da igreja: “nós devemos mostrar submissão aos nossos namorados? ”. A resposta é simples: Não! Ele saberá que você vai ser submissa observando a sua relação com seus pais e com todas as autoridades instituídas.

Além disso, com nossos pais, o pai em especial, nós aprendemos a ser lideradas. Independente da personalidade de seu pai, ele é a autoridade na sua casa e você deve submissão a ele. Algumas de nós podem ter pais que não são cristãos ou que não entendem corretamente a posição que têm, mas, ainda assim, devemos respeito a eles. Tenhamos isso como oportunidade para aprendermos a ser lideradas.

Hoje em dia existe uma cultura que diz: quando seu filho faz 18 anos, você não interfere mais na vida dele. A bíblia não dá prazo para o pai interferir na vida dos filhos. E nós, filhos, devemos submissão a eles mesmo que tenhamos 25 anos de idade. Provérbios 23:22 nos diz “Ouve teu pai, que te gerou, e não desprezes tua mãe, quando vier a envelhecer. ” Nossos pais querem o melhor para nós. Eles são mais experientes e podem nos auxiliar em diversas áreas da nossa vida. Não é diferente quando se trata da escolha do nosso futuro cônjuge. É importante ouvi-los, saber o que eles pensam daquele rapaz que nos despertou interesse; eles vão avaliar com os olhos de quem quer o nosso bem, e nós devemos ouvi-los.

2 – Futuras mães
Eu não tinha muito jeito com crianças. Achava que não gostavam de mim, então não buscava me envolver com elas. Mas sempre me perguntavam: “e quando você for mãe? ”, e eu nunca tinha parado pra pensar de fato na seriedade disso. Um dia serei mãe, e não haverá escapatória! Aquela criança será minha responsabilidade!

O ministério principal de toda mulher casada é se dedicar à família (Tt 2:3-5). Assim, o cuidado com os filhos é prioridade dela. Se nossos filhos passarão a maior parte do tempo conosco, temos de estar preparadas para isso. Devemos desenvolver o carinho e atenção com as crianças desde agora. Saber como lidar com elas, como falar, cuidar de um bebê, alimentá-los, ensiná-los, etc. Observe outras mulheres na sua igreja, como elas tratam seus filhos. Se disponha a cuidar do filho de algum casal, além de você ter a experiência de cuidar de uma criança, você vai dar a oportunidade de o casal passar um tempo a sós. Gaste um tempo com mulheres que tiveram bebê recentemente, assim você já poderá se preparar para quando for mãe.

Meninas, seu futuro marido verá se você vai ser uma boa mãe observando seu relacionamento com as crianças ao seu redor. Isso não quer dizer que você tem de dar aulas no departamento infantil ou ficar todos os domingos no berçário, mas o seu trato com as crianças até na frente da igreja ao término do culto mostrará ao rapaz se você será uma boa mãe.

Hoje em dia vemos mulheres que não querem ter filhos ou querem apenas 1, 2 no máximo. O motivo? “Filho é caro”, é o que elas respondem. Não podemos encarar um filho como uma conta a mais no final do mês. Filhos são bênçãos do Senhor, e nós mulheres fomos agraciadas, pois os carregaremos 9 meses dentro de nós (1 Tm 2:14,15) e é conosco que eles vão passar a maior parte do dia. E mais do que bênçãos, eles devem ser desejados (Sl 127:15 / I Tm 2:15).

3 – Comportamentos
Na minha igreja são mais ou menos 30 jovens. Casados, em relacionamentos pré-conjugais e solteiros. Somos amigos: tanto as meninas entre si, quanto os meninos, e também “amizades mistas”. Essa convivência com outros jovens mostra muito sobre nós ao nosso futuro cônjuge.

Devemos tratar todos com cordialidade e afeto (Fp 2:2-4), mas certas atitudes devem ser evitadas. Por exemplo, não é de bom tom que uma jovem solteira esteja de mãos dadas com um amigo solteiro, ou que uma jovem em um RPC esteja sempre abraçada a um amigo ou ao seu próprio RPC. Devemos fugir da aparência do mal e das tentações (1Ts 5:22).

Devemos atentar também para o que falamos. Lembrem-se: “(…) a boca fala do que está cheio o coração.” (Mt 12:34). Do que o nosso coração está cheio? De contendas e de coisas inúteis? Devemos nos encher da palavra de Deus e que tudo o que saia da nossa boca seja palavras de edificação (1Ts 5:11). Além disso, a forma como falamos também é muito importante. “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.” (Cl 4:6).

Outro aspecto muito importante ao qual devemos nos atentar é a modéstia. O comércio de roupas, sapatos e acessórios são, em sua grande maioria, voltados para as mulheres. Somos “atacadas” por todos os lados para que estejamos “na moda”, seja através da TV (novelas, filmes), internet ou outdoors. Infelizmente somos levadas por essa “onda” e não atentamos ao que estamos vestindo.
Como falei, só há 2 status: solteiras ou casadas. Quando formos casadas, devemos provocar o desejo em NOSSOS MARIDOS, somente neles. Enquanto solteiras, não temos permissão para fazer isso com NINGUÉM. Então meninas, eu tenho uma notícia pra vocês: o jeito como nos vestimos pode ou não provocar desejos nos rapazes. Você pode pensar: “ah, mas eu não tenho como controlar o que se passa na cabeça dele”, mas você pode fazer tudo o que estiver ao seu alcance. É sua responsabilidade não permitir que o outro peque por uma atitude sua (Ef 4:2-3 / I Ts. 4: 2-8).

É lógico que devemos nos cuidar, nos arrumar, estar bonitas. Mas não podemos deixar isso se tornar um ídolo no nosso coração. O importante é que estejamos vestidas de boas obras (1Pe 3:3-5). A beleza se deteriora com o tempo (Pv 6:25 / Pv 31:30), e devemos buscar cônjuges que nos escolham pelas nossas atitudes piedosas e não pela nossa beleza exterior.


No próximo texto veremos mais 2 pontos que nos ajudam a nos prepararmos enquanto solteiras. 

Escrito por: Aline Brandão

Publicado no blog: INCONFORMADOS

Um comentário

  1. Quanto a modéstia, não é apenas uma questão de discrição, mas uma questão de amor e cuidado próprio. Da mesma maneira que a gente não sai com a conta do banco com fácil acesso, mostrando para todo mundo ver, quanto mais o nosso corpo, que é uma das poucas coisas que a gente tem , de fato, controle.

    A maneira como nos vestimos diz muito sobre nós nos 30 primeiro segundos que alguém nos conhece, independente de ser homem, mulher, jovem, velho ou criança.

    Beijos!

    http://vivendolaforanoseua.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar!
Sua opinião é muito importante :D
Beijos...

Galeria de Postagens recentes