Davi dançou e todos também querem dançar nos templos.



 Ontem publiquei um vídeo que causou muita polêmica,  um dos maiores argumento era que Davi dançou, assim todos poderiam dança nos templos locais como costumamos chamar de “igreja”. Se o Rei Davi dançou diante da arca de Deus quando a mesma estava sendo trazida de volta para Jerusalém, porque muitos vêm perguntados o porquê que não podem expressar suas danças, independente do ritmo na presença de Deus? A Bíblia também menciona não só Davi que dançou, mas também Miriã, mas só que, é bom estabelecer aqui!   Que não devemos Esquecer que na cultura do Antigo Oriente as danças eram usadas como manifestação popular pelas vitórias militares obtidas, e eram geralmente lideradas pelas mulheres. Foi o caso com a dança de Miriã (Ex 15:20), a filha de Jefté (Juízes 11:34), as mulheres de Judá (1Sam 18:6) e a própria dança de Davi (2Sam 6:20). Ao que parece, o povo saia em passeata dançando em roda (sobre dança de roda, veja Juízes 21:21 e 23).  


Estão vendo, como não há justificativa para alguns grupos dançar na igreja?! Aqui no Brasil a dança tem outro propósito, moralmente falando que não é bem aconselhável para alguns dançar.  Então vamos pensar por um momento que a dança de Davi sirva para nos cristãos aderir, mas que momento eventual do Rei nos autoriza a dança? Obviamente nem um momento que Davi dançou nos autoriza a executar o mesmo em nossos cultos nas igrejas. Sabe o porquê? Simplesmente a dança de Davi foi uma passeata religiosa pelas ruas de Jerusalém algo espontâneo, não planejado em culto. É bom notar que ele “Davi” não marcou um culto nos templos para dançar sua comemoração, simplesmente foi espontâneo.  Nos templos do Antigo testamento existia reverência,  a dança não fazia parte como elemento para se cultuar a Deus , e de forma alguma foi estabelecido danças no Novo testamento como elemento de culto,  a dança de Davi não dar base para nem um cristão ou grupo de dança, dançar dentro da igreja, Davi dançou em um momento de alegria, como Miriã depois da travessia do mar etc.

Não existe apoio para danças em templos, ou “igreja” como queira  identificar. A dança dos tais que citei foi um evento isolado,  não feito em grupo, ou dentro do templo perante todos, não correspondente como elemento de culto. E não há justificativa para se usar o Salmo 150:4 que diz:  Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos. Louvemos dancemos, mas lembre-se que quando esse Salmo foi escrito ninguém dançou dentro do templo, a nossa vida tem que ser um culto a Deus racional. "Tudo, porém, seja feito com decência e ordem" (I Co 14:40) a própria Escritura nos ensina como cultuar a Deus, O Senhor determinou que devemos nos reunir para cultua-lo entre louvores, busca-lo publicamente em oração e ouvir sua Palavra, isso que é culto com ordem.  

A forma de culto já está revelada na Palavra, não podemos inventar outras formas de culto, que não tenha acordo com o que já está escrito!. A Bíblia nos dar ordem e principio de culto que Deus aceita, "Deus não é Deus de desordem" (1Co 14.33) Os elementos que compõem o culto a Deus, que encontramos na Bíblia, são a oração, o cantar louvores, a ação de graças, a leitura e pregação da Palavra, as contribuições voluntárias de seu povo, o batismo e a Ceia (quando houver), então não importa o quando Davi tenha dançado em algum momento, mas não foi feito dentro do templo em um grupo, isso também é dito para algumas dança dentro das denominações de variados tipos, que não é o caso do que estou tratando aqui.

Estou me referindo ao vídeo de garotas bem jovens, como outros que tenho recebido,  alguns diz que é permitido dançar na "igreja"baseado na dança de Davi, então para encerrar aqui, Davi dançou mas não foi no templo, e não foi estabelecido isso como elemento de culto a Deus.  Quando leio sobre Davi observo o amor que ele tinha pelo Senhor, e claramente vemos que a sua dança não contribuem em nada para o cristão obter como elemento de culto, ou momentâneo, o texto está muito distante de requerer isso, devemos seguir o que a Palavra diz sobre o que é cultuar a Deus, sem querer confundir as coisas,  tipo! Que as dança é para trazer os jovens para dentro dos templos, mas é bom lembrar que quem convence o homem do pecado é o Espírito Santo, não as danças etc. E olha que nem citei a letra que fala da metralhadora de Jeová que é pior ainda.

Em fim! estou encerrado aqui,  e deixando esse texto, e a observação que  não devemos passar daquilo que já foi estabelecido nas Escrituras. 
Paz e fique com Deus.
Lembre-se o culto deve ser solene!

Veja esse vídeo nesse link:


https://www.facebook.com/ev.cristianem.limaofficial/videos/1675512216025347/ 













Nenhum comentário

Não deixe de comentar!
Sua opinião é muito importante :D
Beijos...

Galeria de Postagens recentes