Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo Daniel 3-23,24 ao 26.

Leitura do Livro de Daniel.
Leitura do Livro de Daniel.

E estes três homens, Sadraque, Mesaque e abede-Negro, caíram atados dentro do forno de fogo ardente. Então, o Rei Nabucodonosor se espantou e se levantou depressa, falou é disse aos seus capitães: Não lançamos nós três homens atados dentro do fogo? Responderam e disse é verdade, Ó rei. 

Respondeu e disse: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, e nada há de lesão neles; e o aspecto do quarto é semelhante ao filho dos deuses. Então chegou Nabucodonosor à porta do fogo ardente, falou e disse: Sandraque, Mesaque e Abede-Nego servos do Deus Altíssimo, saí e vinde! Então, Sandraque, Mesaque e Abede-nego Saíram do Meio do Fogo.


Daniel capítulo 3-23,24 ao 26.

O texto de Daniel nos relata sobre a fidelidade de Sandraque, Mesaque e Abede-nego, consta como eles ficaram firmes, independente da circunstância eles tinham recusado adorar as imagem de escultura do Rei, então foi ordenado que fossem jogados na fornalha de fogo ardente, estando sete vezes mais aquecido do que o de costume Dn 3-19. A fornalha estava tão aquecida que matou os homens que levantaram para jogá-los Dn: 3-22

Embora eles tivessem sido jogados dentro da fornalha de fogo ardente, Mais Deus estava com eles, em todos os momentos. Eram homens fies sem dúvidas, três características importante em Daniel 1.4 relata sobre esses homens.

1- Eram jovens de boa aparência, de bom visual (Formosos) 
2- Eram instruídos de toda sabedoria da época 
3- Eram versados na ciência e no conhecimento 

Todo o conhecimento desses jovens era fruto de um relacionamento profundo com Deus, que isso resultou ao recuso de prostra-se diante de uma imagem de escultura, por decreto intolerado do rei.

Ao entrar na fornalha foi o maior acontecido na vida desses homens, porque Deus estava lá com eles, um fenômeno aconteceu na fornalha que abalou o rei Nabucodonosor. Olhando para a fornalha, o rei de repente levantou-se extremamente assustado. Nabucodonosor viu quatro homens soltos andando no fogo da fornalha.  Deus transformou o que aparentemente apresentava ser uma tragédia, foi transformado em vitória. O Senhor é o Deus que muda situações. 

Nesse mundo estamos sujeitos a tudo. Tenho certeza que o Senhor nos deu diversos livramentos constante no decorrer de nossas vidas, mesmo sem merecermos. Dependente de cada situação, somos testados todo momento, a vida toda é um teste, como iremos saber se somos bons se não formos testados a ser maus? Ou como sabemos se somos fieis se não formos testados a sermos infiéis?


O contexto relata sobre a fidelidade, desses jovens, eles entrarão na fornalha de fogo ardente, eram homens sábios, que tinha certeza que o Senhor os tirariam dessa situação, Dn3-17.
No versículo de Daniel 3.26 diz: Deus altíssimo que significa um título para autoridade universal de Deus. O Senhor é autoridade sobre todo o mundo, nada forje de seu controle.

As Nossas fornalhas como cristãos é a nossas escolhas que temos que fazer entre o certo e o errado, podemos até ser induzido a colaborar com algo que nos levará a desagradar o Senhor. Na verdade, ao aceitar o erro não estaremos ajudando, nem a nós mesmo muito menos as pessoas, e não diminui o problema, pelo contrário estamos sem dúvida! Sendo infiéis e sendo reprovados por nossas atitudes.

O rei, ainda em estado de pavor, aproximou-se da fornalha e chamou Sadraque, Mesaque e Abedenego. Eles saíram da fornalha, mas o ser sobrenatural misteriosamente sumiu. O “fantasma da fornalha”, no entanto, deixou rastros marcantes de que o Senhor é Deus e que tem poder para livrar do mal aqueles que lhes são fiéis. 


Esse texto nos leva, a escolher o correto, por mais difícil que uma decisão venha ser, uma atitude correta muda todo o problema, Deus permiti que sejamos provados, tem sempre um propósito melhor para os testados.

Conclusão: O verso 27 diz que “ajuntaram-se todos e viram que o fogo não teve poder algum sobre os corpos desses homens; nem foram chamuscados os cabelos da sua cabeça, nem os seus mantos se mudaram, nem cheiro de fogo passou sobre eles” (Daniel 3. 27).


Isso tudo aconteceu com eles, nos mostra claramente a confiança deles em Deus. Em todos os momentos bons ou ruins Jesus está conosco, Ele é o quarto homem de nossa fornalha, que está sempre ao nosso encontro, Ele diz que nunca nos deixará jamais irá nos deixar. “De maneira nenhuma te deixarei, nunca jamais te abandonarei”
(Hebreus 13.5)

Jesus está conosco sempre e nunca nos deixará. 


Textos sugeridos 


Dn.1:1-7 - Os nomes Sadraque, Mesaque e Abedenego 
Dn.1:19-20 - A inteligência de Sadraque, Mesaque e Abedenego 
Dn.3:1-29 - A história do fantasma da fornalha 



Por: Cristiane Monteiro Lima
Reflexão de meu devocional, lendo um capitulo de Daniel
13 de Setembro 2016

Nenhum comentário

Não deixe de comentar!
Sua opinião é muito importante :D
Beijos...

Galeria de Postagens recentes