Série: As Dádivas da Cruz


ESPERANÇA – Vivendo o presente com os olhos no futuro


Dádivas são presentes. A cruz é o lugar onde a graça se manifestou, mesmo diante de um ato sangrento e terrível. Pela cruz, as mais ricas bênçãos de Deus são liberadas aos seus amados. Nesta série, exploramos estas dádivas, que devem mover nosso coração sempre mais próximo do nosso Redentor, Jesus Cristo. Hoje, veremos mais uma dádiva, a esperança.
Esperança é a “confiança de que algo bom acontecerá.”  Podemos pensar em esperança em termos de expectativa, espera, aguardo, confiança, perspectiva.  Esperança é a certeza que as promessas feitas por Deus serão cumpridas. Certeza, espera e expectativa são atitudes absolutamente necessárias para que haja, de fato, esperança. Temos certeza na veracidade das palavras e atos de Deus pelo seu povo, em Cristo. Esta certeza nos leva a esperar o cumprimento das promessas. E, vivemos na expectativa deste cumprimento. Vamos explicar.
A cruz nos revela quem Deus é, a sua aliança com seu povo, e suas benditas promessas de salvação e comunhão. Estas promessas estão baseadas no caráter de Deus, em sua santidade, soberania, imutabilidade, poder e amor. Relevam-se promessas referentes a comunhão com Deus em nosso presente e futuro, onde teremos a consumação de todas as coisas, da plenitude da salvação proporcionada por Jesus. O que queremos dizer é que, na cruz, nosso futuro é cheio de boas expectativas, onde o sofrimento, a dor, a separação, a perda serão totalmente abolidas. Esperança é a certeza que estes “momentos eternos” certamente chegarão, quando a comunhão com Deus será perfeito. Deus é revelado como perfeito, sábio e pleno de bondade. Estes atributos sustentam as promessas divinas e dão forma à esperança cristã. Esperança é a arte de ter certeza que Deus é amor, que cuida de nós e tem o melhor de nós. Tendo esta certeza, vivo esperando a consumação destas promessas em nossa vida. Este esperar muda nossa perspectiva e expectativa na vida.
E o que as promessas de Deus tem a ver conosco hoje? Qual a contribuição da esperança em nosso dia-a-dia? Por sermos limitados e pecadores, terrenos e temporais, olhamos apenas o agora. E isto interfere em nosso viver, como encaramos a vida. Somos imediatistas, individualistas e materialistas. A cruz nos ajuda a romper com estes valores terrenos, a ter um olhar mais amplo, panorâmico e espiritual.
Lance fora o pessimismo, a murmuração, o desânimo, o esmorecimento. Preencha o seu coração com esperança, com ânimo, alegria, motivação. Veja o futuro com um olhar diferenciado, pleno de otimismo e coragem. Esperança é uma dádiva que advém da cruz de Jesus a todos nós, que esperamos as promessas de Deus. Vale a pena lutar por ideias como honestidade, companheirismo, acolhimento e família. Deus, em Cristo, tem o melhor para nós. Acredite!

Na semana que vem, vamos descobrir outra dádiva, amigos. Pela cruz aprendemos os verdadeiros laços e dimensões de uma autêntica amizade, conhecemos aquele amigo, que deu a sua vida por outros. Neste post, levantaremos princípios que devem também moldar nossas amizades hoje. Fique antenado. Que o Deus de toda esperança te abençoe.

Nenhum comentário

Não deixe de comentar!
Sua opinião é muito importante :D
Beijos...

Galeria de Postagens recentes