O Papel do Líder Cristão na Família. Uma Crítica pessoal

O homem cristão verdadeiro, precisa ser líder de sua família, como também o provedor. Me admira alguns líderes cristãos, entrar em desacordo com as Escrituras, apoiando o contrário do que foi dito!  Deve-se saber, que existe uma hierarquia. Em 1Coríntios 11.3, lemos: “Quero que saibais que Cristo é o cabeça de todo homem; o homem, o cabeça da mulher; e Deus, o cabeça de Cristo”, estabelecendo uma linha sequencial de autoridade: Deus - Cristo - o homem - a mulher.
Gênesis 3. 17-19

E a Adão disse: Porquanto destes ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.

Venho percebido que os cristãos desse século, estejam vivendo uma confusão relacionado a isso. “O papel do líder cristão na família“ alguns até argumentam que não devemos firmar doutrina baseado no que o Senhor disse em Gênesis 3. 17-19 à Adão, um dos castigos que ele recebeu por desobediência. Isso são ordenanças e devem ser cumpridas, como existe em alguns textos Bíblicos o papel do homem e sua liderança com a família.  

O homem cristão verdadeiro, precisa ser líder de sua família, como também o provedor. Me admira alguns líderes cristão, entrar em desacordo com as Escrituras, apoiando o contrário do que foi dito.  Deve-se saber, que existe uma hierarquia. Em 1Coríntios 11.3, lemos: “Quero que saibais que Cristo é o cabeça de todo homem; o homem, o cabeça da mulher; e Deus, o cabeça de Cristo”, estabelecendo uma linha sequencial de autoridade: Deus - Cristo - o homem - a mulher. De forma alguma, pode-se estabelecer responsabilidade com o sustento da família para as mulheres, tais responsabilidades foram conduzidas só pra os homens, sendo o líder da família. 

Que os homens fiquem conscientes, qual é o seu papel na família segundo as Escrituras.  Um líder nato, é admirado pela família dando exemplo aos filhos e ganhando respeito como provedor, firme em suas decisões tendo equilíbrio em suas funções familiares, que outrora lhe foi delegado. 


O que vemos hoje.
Homens, que querem servir ao ministério de sua congregação. Até aí, tudo certo! Mas, buscam mulheres que trabalham para se escorarem, achando que trabalhar na obra, já é o suficiente como alguns afirmam: que estão trabalhando para o Senhor. Isso é, de total erro e contra as Escrituras! Não havendo equilíbrio nem obediência ao que foi estabelecido.  Em coríntios 16.17,18, o apóstolo Paulo escreveu argumentando o seguinte sobre Estéfanas, Fortunato e Acaico, que eram líderes de suas famílias e da igreja: “Homens como eles merecem o vosso reconhecimento. ” Tratava-se de um reconhecimento a verdadeiros líderes de família, varões obedientes a Deus e sua Palavra.


Lembrando o que Paulo ensinou ao jovem pastor Timóteo (1 Tm 3.2a;4,5) “É necessário que o bispo... governe bem a sua própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da Igreja de Deus?) Se queres servi a Deus, governe bem a sua casa, isso que foi dito! Tenho certeza segundo os textos Bíblicos; Deus não fez mulher para ser chefe de família, muito menos provedora. Mais de 40% dos lares Brasileiros, as Mulheres que comandam estando sozinhas. E a porcentagem aumenta, quando homens deixaram de comer do suor de seu rosto, para viverem às custas de mulheres.

O estrago ocorrido pelo feminismo. 
A provisão do homem com seu lar, vem diminuído. Devido à perspectiva feministas e alguns homens vem adotado esse liberalismo, causando mulheres mais líderes de família do que homens líderes, que é errado. Como diz o escritor James Fitzpatrick: Os liberais não pedem que nos voltemos contra Cristo. Eles o usam para nos levar em direção às suas novas ideias. Essas ideias variam de acordo com a ideologia favorita de cada liberal.


Não sou contra mulheres trabalharem, se essa for sua vontade que fique claro!  Mas, isso não foi estabelecido para as mulheres, e sim, para os homens.  O Senhor nosso Deus, confiou a família para eles liderar e chefiar. 

O homem cristão deve ter disponibilidade para trabalhar como diz; ( 1ª Tessalonicenses  4:10-12 ARA)
10 e, na verdade, estais praticando isso mesmo para com todos os irmãos em toda a Macedônia. Contudo, vos exortamos, irmãos, a progredirdes cada vez mais, e a diligenciardes por viver tranquilamente, cuidar do que é vosso e trabalhar com as próprias mãos, como vos ordenamos; de modo que vos porteis com dignidade para com os de fora e de nada venhais a precisar.


O cristão deve ter uma família bem estruturada. Dando assim, testemunhos perante uma sociedade incrédula que transforma as verdades de Deus em mentiras. Ele se esforçar com seu trabalho e suprir a necessidades de sua família, isso são resultados de seu próprio esforço. 

Em provérbio existe um reprovo contra os homens preguiçosos que diz: (Provérbios 6:6-11 ARA) vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio.  Não tendo ela chefe, nem oficial, nem comandante, no estio, prepara o seu pão, na sega, ajunta o seu mantimento.  Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono?  Um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar, um pouco para encruzar os braços em repouso, assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado. 


Aqui terminarei o artigo com esse provérbio acima. Espero que as mulheres escolham bem seu parceiro relacionado ao que a Bíblia diz. E o mesmo digo para os homens, cada um seguindo o que foi estabelecido por Deus.

Esse poste foi específico, para alguns problemas atuais existentes em alguns homens.  Que desejam ser comprometidos com a obra, sem antes, ter o desejo de compromisso como líder de sua família segundo as Escrituras. É aplausível, que o homem antes de pensar em casar, construa estabilidade preparando-se. 

Lembremos: Para tudo na vida existe um preparo.

 Fique com Deus graça e paz!


By: Cristiane M.lima 

Nenhum comentário

Não deixe de comentar!
Sua opinião é muito importante :D
Beijos...

Galeria de Postagens recentes