Porque começou a Reforma?

Fiquei admirada alguns dias atrás com um rapaz ao ter me feito algumas perguntas.
                                            Me questionaram sobre a Reforma.
Eu fui questionada alguns dias atrás por um rapaz que me fez algumas perguntas sobre a reforma protestante. Era notável à sua pouca informação sobre o assunto, mais o que chamou minha atenção realmente, era sua vontade de buscar informações sobre esse acontecimento histórico, e para
nossa surpresa estou
lendo um livro que me levou ao pleno conhecimento mais profundo sobre isso, que é o “vivendo para glória de Deus”. As bases dos questionamentos do rapaz eram, porque começou a Reforma? As pessoas que morreram em pleno o domínio da igreja católica romana foram salvas? São perguntas bem obvias de alguém que tem interesse em obter informações mais profundas do acontecido daquela época, dividirei em dois artigos, o primeiro falarei o porquê começou a Reforma. Porque Começou a Reforma? A reforma começou primeiramente como uma reação aos abusos do catolicismo romano. Lutero não levantou para destruir a igreja católica Romana e estabelecer uma nova igreja. Sua intenção inicial era purificar os abusos da igreja. Era notável os desvios doutrinários do papa. O papa medieval deixava a desejar, sobre sua conduta moral, houve muitos abusos. A história conta, que a conduta imoral era vivenciada e fomentadas até por papas, e a graça se tornou uma religião barata. Todavia a graça foi comercializada, assim esse sistema de votos foi implantado em toda igreja, entre: jejuns, peregrinações, missas, relíquias, citações, rosários, vendas de salvação e outros. Os fieis eram conduzidos a fazerem penitências, mais não ao verdadeiro arrependimento de seus pecados como ensina as Escrituras. Em Lucas 13.3 diz; eu digo que não! Mas, se não arrependerem, todos vocês também perecerão. Veja mais em Atos 17.30-31, Lucas 15.10, Lucas 5.31-32, Atos 3.19. Isso foi um grande equívoco deles, sem o verdadeiro arrependimento não terá perdão de seus pecados como as Escrituras nos conduz. O papa reivindicou se colocando como cabeça da igreja. Como um pecador pode se exaltar tanto ao ponto de se colocar como cabeça da igreja? Só Cristo é o Cabeça da igreja como cita Colossense 1.18 quando diz: E Ele é a cabeça do corpo, igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha preeminência
. No livro que estou estudando o “Vivendo para Glória de Deus” cita: Os protestantes se opuseram a isso, ao estudar a Bíblia presumiram essa reivindicação papal. O exemplo mais claro é que os reformadores concluíram que a rocha sobre a qual a igreja estava edificada (Mateus 16.18) era o conteúdo da fé de Pedro, e não o próprio Pedro. O Bispo de Roma possuía apenas uma posição de Roma, embora os protestantes estivessem, a princípio, dispostos a aceitar um papa reformado que serviria honrosamente à igreja, a oposição cruel dos papas à reforma persuadiu muitos dos reformadores a considerarem o papa como Anticristo (Confissão de Fé de
Westminster
). Os abusos continuaram, havendo muitos motivos para essa reforma acontecer; acredito que o sonho de Lutero era que todos tivessem uma Bíblia em casa. A igreja católica tinha mantido a palavra em escravidão
digamos assim
, os leigos não tinham acesso, mantendo-a, no que diz respeito à interpretação, em serviço aos concílios, bispos, eruditos, canonistas e alegoristas da igreja. A história conta que houve muito trabalho dos protestantes para libertação da Palavra.

Malconm
Watts diz: -A igreja de Roma degradou as Escrituras Sagradas por contaminar a pureza do cânon com seus acréscimos apócrifos; por suplementar os relatos inspirados com enorme quantidade de tradições espúrias; por admitir que somos a interpretações que está de acordo com a anuência unânime dos Pais e da Santa Madre igreja; e, particularmente, por diminuir o papel da pregação, enquanto os seus “sacerdote” se ocupavam a importância da missa, com suas cerimônias e rituais múltiplos e elaborados-Assim, a pregação foram deterioradas e quase desapareceu. Os reformadores protestaram fortemente contra isso e contenderam, com todo o vigor, para resgatar a Santa Palavra de Deus. Ao ler uma parte das institutas da Religião de João Calvino, guardei algo comigo que citei para diversas pessoas, até neófitos na fé. Um acontecimentos históricos importante, sobre a tradução do Novo Testamento de Lutero, que sem dúvida, mudou a fé de muitos.
Johann

Cocleau
Doutor em teologia (1517), foi um violento adversário de Lutero e da Reforma; ele afirmou que alfaiates e sapateiros, e mulheres e crianças humildes tinham acesso às verdades contidas nas Escrituras, liam com avidez. Eles aprendiam de cor e destarte, eles conseguiam, em poucos meses, serem capazes de discutir, sem constrangimentos, com padres e monges sobre o aspecto da fé e do Evangelho, houve também o caso de mulheres humildes que tiveram a ousadia de discutir temas religiosos com doutores e homens letrados. Que maravilha, não é mesmo? Hoje em dia, todos nós temos acesso às Escrituras que nos nortear na verdadeira fé Cristã. É uma pena quando muitos continuam desligados quanto a isso, e vem caído, cada dia mais, em heresias que os distanciam das verdades Eternas. Em nossa atualidade, temos diversos conteúdos teológicos, mais podemos ter uma base de algo através do que já foi feito na “Reforma Protestante”. O que eu quero dizer com isso? Comparemos a teologia de hoje e os acontecidos em algumas igrejas, se estão em acordo com o que aconteceu nessa grande Reforma que mudou a vida e conhecimento de muitos. Foi uma luz dentro do cristianismo que estava obscurecido, tenham certeza; isso foi o poder de Deus, um grande avivamento que marcou a história da Fé cristã. Em 31 de outubro de 1517 na porta da igreja do castelo de
Wittenberg

“Martinho Lutero” protestou contra diversos pontos da doutrina da igreja católica Romana. Coloquemos aprova, se o que estamos aprendendo está em acordo com as Escrituras e “teologicamente falando” se está em acordo com 500 anos da Reforma protestante. Os reformadores nunca vangloriaram a si mesmo, eles se regozijavam em Cristo seu salvador. Fiquem na paz.

Lendo
Livro: Vivendo para Glória de Deus.
Reforma protestante.

Nenhum comentário

Não deixe de comentar!
Sua opinião é muito importante :D
Beijos...

Galeria de Postagens recentes