Ideologia de Gênero e o caso obscuro de David Reimer

Ideologia de Genero

                                                      Ideologia de gênero.

A ideologia de gênero vem ganhado destaque nesses últimos meses com apoio de algumas marcas conceituadas que estão propagando essa ideia. Mas qual é o significado da ideologia de gênero? Essa teoria afirma que ninguém nasce homem ou mulher, mas que cada indivíduo deve construir sua própria identidade, isto é, seu gênero ao longo da vida. Eles apresentam papeis sociais independente do que a biologia diga no que é ser homem ou mulher em sua naturalidade de nascença. 


Existe uma diferença entre o feminismo clássico e a ideologia de Gênero, essa teoria não luta apenas por direitos iguais entre homens e mulheres, para os seus expoentes, a própria divisão do mundo entre homens e mulheres é um mal a ser combatido. As diferenças genitais entre os seres humanos na visão deles não define o que é ser um homem ou uma mulher, culturalmente falando na linguagem deles: quando o indivíduo chegar em uma idade apropriada, pode ter livre escolha qual o sexo assumir de acordo com o que vem aprendido por sugestões sociais de algum meio ou alguém que apoia essa teoria. Existe sempre uma influência por detrás disso.

Judith Butler, em seu livro Gene Trouble: Feminism and the Subversion of Identity (Questão de Gênero: O feminismo e a subversão da identidade) Ela diz: Que o gênero é uma construção cultural; por isso não é nem resultado casual do sexo, nem tão aparentemente fixo como o sexo. Nesse mesmo livro Judith Butler defender que “homens e masculino poderiam significar tanto um corpo feminino como um masculino; mulher e feminino tanto um corpo masculino como um feminino”.

Também tem algumas marcas que tem apoiado a ideologia de Gênero. O ano passado, L’Oréal publicou no dia internacional da mulher um vídeo de uma transgênero afirmando sua escolha social demostrando sua opção sexual em ser uma mulher aparentemente. Recentemente, a marca do sabão OMO embarcou na ideologia de gênero e, é interessante ao fazer uma propaganda durante a semana da criança onde “meninos trocam fraudas de bonecas”. Fiquei com saudades dos meus tempos de criança quando a propaganda do sabão OMO era com crianças brincando e se sujando de tanto brincar, e o “sabão OMO” entraria com sua função de deixar as roupas limpinhas e branquinhas sem quaisquer esforços. Essa é a nossa realidade que estamos vivendo, mas não deixou da marca OMO sofrer grandes rejeição nas redes sociais pelos seus usuários que não ficaram satisfeitos com essa propaganda que vem desrespeitado os valores familiares.

Diante dos protestos contra algumas empresas que tem abraçado essa teoria, eu quero apresentar a vocês leitores o “CASO DE DAVID REIMER” conhecido como o experimento mais polêmico da história da psicologia. Durante um seminário, que houve na igreja que congrego, tenho conhecido sobre ele, esse caso quebra, “eu acredito” com a teoria da ideologia de gênero.

Ideologia de Gênero

Tentarei resumir essa trágica história do Canadense David Reimer, que foi castrado acidentalmente quando tinha apenas oito meses de idade e logo depois, passou por um tratamento experimental para uma retribuição de gênero que incluía a remoção dos seu testículo e uma criação de uma vagina em seu lugar. Tudo começou em 1965 em Winniper, Canadá nasceram os gêmeos David e Brian Reimer, no norte do estado Unidos e Canadá, a circuncisão é bem habitual nesse local, os pais de David e Brian decidiram, por recomendação médica, submeter os rebentos à operação. Até aí tudo bem, mas o cirurgião não pôde estar presente na operação de David e a cirurgia foi realizada por seu assistente. De maneira inexplicável, aconteceu uma falha com o cauterizador elétrico, fato que deixou o pênis de David totalmente chamuscado. Posteriormente o órgão necrosou, apodreceu e poucos dias depois desprendeu-se do corpo.

Nessa época o desenvolvimento da cirurgia de reconstrução genital encontrava-se em uma fase de desenvolvimento prematuro que gerou pouca opção para o David. Não existindo algo mais a ser feito a respeito, seus pais descobriram a existência de um médico chamado Jonh Money, cuja teoria defendia a inexistência de uma sexualidade inata, e que portanto era possível mudar a sexualidade do menino mediante redirecionamento. Ele era um sexólogo de boa reputação, suas ideias sobre a superioridade da influência ambiental como respeito à biológica tinha lhe valido certo reconhecimento dentro dos círculos ambientalistas do estudo da Psicologia. Money estava convencido de que a educação determinava a conduta das pessoas
Ideologia de Genro

Os pais de David decidiram permiti esse experimento acontecer, Money viu uma ótima oportunidade no caso, já que necessitaria de voluntários para analisar e experimentar.  David foi submetido a uma reconstrução de vagina artificial, e que deveria receber uma educação conforme o seu novo gênero, isto implica na educação que receberia como menina. Seu irmão gêmeo o Brian seria usado para comparar as diferenças comportamentais entre os dois. Desde então o David passou a ser chamado de Brenda como se fosse uma menina, os pais sendo proibidos de nunca mencionar o fato de ele ter nascido menino.  

Ao passar o tempo, os gêmeos foram crescendo, e “Brenda que era David”, odiava os brinquedos de garota tais como as bonecas, e costumava arrancar e rasgar todos os vestidos. Os pais temiam de que algum dia Brenda se desse conta de sua verdadeira sexualidade, mas, os problemas só faziam aumentar conforme Brenda crescia, os efeitos hormonais só faziam aumentar e aparecer a pesar de seus tratamentos de feminização. Assim, começou a desenvolver uma musculatura e estatura pouco femininas. Segundo caçoava seu irmão Brian, o único traço distintivo entre os dois era a longa cabeleira dela, e partindo da inconsciência das crianças, a gente já pode imaginar a crueldade e chacota com que Brenda era tratada durante sua etapa escolar.

Frequentemente, os irmãos iam à consulta com John Money para que seus desenvolvimentos fossem avaliados. Sem contar os relatos dos irmãos mais tarde como era essas consultas e terapia; que teve efeito perturbadores para eles. Em sua biografia David Reimer narrou como o médico lhes mostrava fotografias sexuais, que eram, segundo Money, necessários para direcionar sua sexualidade. Imaginem a viagem de pensamentos que tive, quando a palestrante do culto relatava sobre esses acontecidos? Umas das senas que para mim foi mais obscura dessa terapia, que o David relatou, acontecia quando o Dr. John Money lhes obrigava a tirar a roupa contra a vontade dos irmãos, e mandava a Brenda ficar de quatro enquanto o irmão Brian, realizava toques pseudo-sexuais contra a irmã, uma sena que denominava ensaio sexual. Acredita-se que Brian nunca conseguiu superar aqueles anos. O médico sempre negou essas práticas.

O médico John Money relatava o desenvolvimento dos Reimes como o caso “João/Joana, descrevendo-o como aparentemente bem-sucedido desenvolvimento do gênero feminino. e usando esse trunfo para apoiar a viabilidade de mudança de sexo e de reconstrução cirúrgica, mesmo em casos de não-intersexuais.
Ideologia de Genero

A história conta que a experiência dos garotos em suas visitas ao Dr. John Money era traumática, em vez de terapêuticas, e logo então eles começaram a pressionar os pais para que enfim fizessem a tal cirurgia de construção de uma vagina em Brenda, a família decidiu interromper as visitas de acompanhamento. Dos 22 meses de vida até seus primeiros anos como adolescente, David urinou por meio de um orifício que cirurgiões fizeram em seu abdômen. Quando Brenda cresceu, negou-se a tomar os estrogênios e suas tentativas de suicídio começou a se tornar um assunto sério. Quando o Dr. John Money foi afastado da família seu pai resolveu contar toda verdade sobre sua história. Após ouvir o relato, Brenda voltou a mudar de sexo, tonando de novo homem, incluindo injeções de testosterona uma mastectomia dupla e duas operações de faloplastia.

David se casou anos mais tarde com uma mulher chamada Jane Fontaine se tornou o padrasto de seus três filhos, mas em pouco tempo sua história se tornou pública, e ele perdeu seu emprego e a sua mulher. Poucos anos depois, seu irmão Brian suicidou-se com uma overdose de antidepressivos, segundo reportagens, por causa da profunda culpabilidade que sentia por ter saído bem da operação de circuncisão, e pelos anos de frustração vendo o sofrimento de seu irmão.
Ideologia de Genero

David teve uma vida infeliz e oprimida, com esse acontecido, fica o exemplo que não é  escolher uma opção sexual que se vive essa escolha. A história conta que foi um fracasso a experiencia do Dr. John Money ao tentar transforma David em Brenda. David foi casado por 14 anos, cansada de seu caráter soturno e melancólico ela propôs a separação, na manhã de 5 de maio de 2004, David parou o carro no estacionamento de um supermercado e cometeu suicídio dando um tiro na cabeça com uma espingarda de cano serrado. Ele tinha apenas 38 anos de idade.

Encerrarei esse artigo mostrando que não é algo tão simples assim como a ideologia de gênero vem mostrando, uma opção de escolha sexual inocente aparentemente. Na realidade, o que deve ser considerado é como nascemos segundo a biologia informa no que é ser menino ou menina "Macho e Fêmea". Sem contar, durante toda essa história embora o David não ter tomado conhecimento que era menino em várias fases de sua vida, mas, os efeitos hormonais aumentavam no decorrer do tempo dando-a forma de homem. Uma socialista argumentou sobre o assunto dizendo que não é aparência, não é os órgãos genitais, não é a forma de se vestir, mas sendo dentro no que sente ser. Que alguns deveria parar de ditar como a outra pessoa deva ser! Que pena, só ela não consegue ver que a trágica história não está relacionada com sentimentos dentro ou fora, é exatamente no que cada indivíduo nasce determinado para ser; homem sendo homem e mulher sendo mulher.
  

Fica aqui, meu protesto contra essa teoria que tem se levantado com apoio de uma  certa porcentagem de pessoas que desconhecem os grandes traumas que pode ocorrer futuramente na vida de  alguns.

Beijos.
______________________________________________
Fonte de pesquisa: Psychiatry on Line Brasil.
Por: Cristiane Monteiro Lima e conhecimento sobre o assunto em uma palestra. 



6 comentários

  1. Bom dia,
    O caso de David Reimer foi realmente triste, mas o problema é que se tentou impor a ele um gênero determinado sem se importar com o que ele queria, com os sentimentos dele enquanto pessoa, isto vai contra a própria teoria de gênero que prega que as pessoas devem ter o direito de decidirem sobre a identidade de gênero que querem assumir, concordamos que foi um desrespeito a um ser humano, mas não invalida as teorias de gênero.
    Quanto ao comercial da OMO eu ainda estou tentado entender qual é o problema de deixar meninos brincar tanto de carrinho como de cozinha ou deixar meninas brincar tanto de boneca como com dinossauros assustadores. Homens podem ser masculinos (se assim quiserem) e gostar de cozinhar tal como meninas podem ser femininas (se assim quiserem) e gostar de esportes radicais.
    Não podemos querer prender as pessoas em papéis imutáveis que dizem o que meninos/meninas e homens/mulheres podem ou não fazer de acordo com seu sexo, nascemos livres e com muitas potencialidades a serem exploradas.
    Notem também que todo minha argumentação se refere a sexo e gênero, não entrando (ainda) no campo da sexualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, O caso de Davi Reimer não foi porque se tentou impor a ele Gênero. Segundo o Dr. John Money ele era a oportunidade perfeita para demostra que ser homem ou mulher é algo aprendido, não está de acordo com o que a biologia informa no que é ser ambos. O Money, acreditava que o desenvolvimento dos Reimes o caso “João/Joana, estava sendo um sucesso, descrevendo-o como aparentemente bem-sucedido no desenvolvimento do gênero feminino. E usando esse trunfo para apoiar a viabilidade de mudança de sexo e de reconstrução cirúrgica, mesmo em casos de não-intersexuais. O David, quando bebê, entre sua formação durante sua idade de aprendizado, estava sendo tratado como uma menina só tomou conhecimento que era menino quando chegou em uma certa idade. Segundo os apoiadores dessa teoria e o psicólogo Money, era o caso perfeito para essa experiência florir. Mas, aconteceu ao contrário, ninguém pode ir contra sua própria natureza sem ter conflitos internos. Realmente, só nasce menino ou menina, de forma alguma nasce uma interrogação perguntando o que irá escolher ser futuramente em sua formação de gênero. Esse caso, sem dúvida, quebra com a ideologia de Gênero, sim! Em relação à propaganda do sabão OMO existe um apoia para essa teoria. Não podemos implantar ideias na cabeça das pessoas como sendo algo natural, ninguém pode escolher ser homem ou mulher; se nasce sendo um ou outro. Fora isto, é apenas algo que não corresponde com a natureza de formação, a ciência não tem como apoiar e a biologia também. Homens e mulheres, podem praticar esportes radicais, cozinhar, etc. Só não podem dizer que escolheram uma opção sexual e agora é outra pessoa independente do que seus órgãos genitais informaram quando nasceu. Simples assim!

      Excluir
  2. Bom dia Cristiane, agradeço sua resposta, ela me fez pensar bastante.
    Mas ainda acho que a o caso do David não contraria as teorias de gênero (importante frisar que teorias de gênero não são "ideologias"), o que aconteceu foi uma violência contra a pessoa do David, tentaram força-lo a ter um gênero com o qual ele não se identificava, tal como é feito ainda hoje em dia com muitas outras crianças que tem disforia de gênero. O erro (desumano!) foi não respeitar a individualidade da pessoa, tentar forçá-lo a ser algo que ele não era.
    Em questão à propaganda do OMO concordo totalmente quando você diz que "não podemos implantar ideias nas cabeças das pessoas como se fosse algo natural", sim isto é verdade, não podemos implantar na cabeça das crianças, por exemplo, a ideia de que ela não pode brincar de boneca ou casinha porque é um menino, o sexismo (imposição de um gênero de acordo com o sexo) são as ideias que a sociedade faz do que é "certo" e "errado" para meninos e meninas e tenta implantar na cabeça das pessoas. Sim, concordo 100% quando você diz que não podemos escolher nosso sexo, em outras palavras, nossa condição biológica, mas podemos escolher se queremos usar saia ou calça, maquiagem ou não maquiagem, enfim podemos escolher a imagem (masculina ou feminina) que queremos passar para a sociedade quanto ao nosso gênero, independente de nosso sexo de nascimento, pois esta imagem é uma construção cultural e pode ser mudada. Note que eu ainda não entrei no caso da sexualidade (ou opção sexual) que é diferente de sexo e de gênero. Novamente agradeço sua resposta pois gosto de debater ideias com respeito e embasamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, pelo contrário, contraria sim. Primeiramente o Dr. John Money defendia essa teoria. Ele era especializado em pesquisa de identidade sexual e biologia de gênero, também foi um dos primeiros cientistas a estudar, as construções societárias de "gênero". David correspondeu ao contrário das experiências do Dr. Money. Existe um erro em seu entendimento relacionado a questão do OMO, ele está ligado a “ideologia de gênero”, em sua tentativa "aparentemente inocente" de incentivar os pais a ensinar seus filhos nessa teoria. Como eu disse acima, a ideologia de gênero e seus expoentes tentam incentivar crianças em sua opção sexual de acordo com suas escolhas, o Mec que o diga. Por essa razão o David era a oportunidade perfeita para dar tudo certo. Não foi implantado à força nele porque ele desconhecia seu real sexo. Quando você citou ( não podemos implantar na cabeça das crianças, por exemplo, a ideia de que ela não pode brincar de boneca ou casinha porque é um menino, o sexismo (imposição de um gênero de acordo com o sexo) são as ideias que a sociedade faz do que é "certo" e "errado"). Essa é a ideologia de gênero defendida por Dr. Money que você falou. Conheça sobre ele e sua tese que é o começo da “ideologia de Gênero”, ele seguia os pensamentos de uma feminista que publicou um livro com essa teoria. A razão de implantar essa teoria nas escolas, é por causa da teoria defendida por ele e os demais, quando afirmam que as crianças podem optarem por ter uma opção sexual de acordo com o aprendizado sobre o assunto, é mais outro erro. Nos Estados Unidos um garoto seguiu essa teoria fez cirurgia para mudança de órgão genital e se arrependeu profundamente. Detalhe, esse caso é recente.

      Excluir
  3. Bom dia Cristiane, novamente agradeço sua resposta, novamente me fez pensar bastante. Acredito que não me fiz entender quando disse que não creio que o caso do David invalide as teorias de gênero, e acredito que isto se deve aos nossos (meu e seu) entendimentos diferentes do que vem a ser Teorias de Gênero. Por isso vou explicitar um pouco do meu entendimento do que são as teorias de gênero. Elas sugiram com o movimento feminista nos anos 1960, mas superam esta visão a partir dos anos 1980, principalmente com os estudos das universidades norte americanas e hoje em dia esta teoria busca diferenciar sexo (condição biológica) de gênero (construção cultural do feminino e masculino) e sexualidade (desejo sexual hetero ou homoafetivo). Desta forma são produzidos estudos muito interessantes como, por exemplo, os estudos sobre a masculinidade, em que se procura explicar a "crise da masculinidade" por qual passamos atualmente ou então a relação entre o gênero feminino e poder no mercado de trabalho, que explora a desigualdade entre homens e mulheres neste campo. Desta forma afirmo que sim, as teorias de gênero servem para explicar a realidade social na qual vivemos. Sim, tais teorias podem ser usadas como bandeira de luta por determinados grupos como feministas ou transexuais (e não estou fazendo julgamento de valor se eles estão certos ou errados) e existem casos limite como do David que foi usado como cobaia em uma experiência sem ética alguma, mas isto não invalidade todo o conhecimento sobre o que é ser homem, mulher, heteroafetivo, homoafetivo e vários outros conhecimentos produzidos pelas teorias de gênero. Quanto ao garoto que se arrependeu de sua mudança genital acho isto muito triste, mas também existem outras pessoas que se arrependeram de não fazer este procedimento e passar a vida infelizes. Voltando a questão da propaganda do OMO ainda não entendo qual é o problema, pois sou casado e ajudo minha esposa com as tarefas domésticas, a preparar nossas refeições e troco as fraldas de nosso filho e isto só enriquece nossa vida em família. Então não vejo problema algum em um menino brincar de casinha ou de trocar as fraldas de uma boneca, acho mesmo que isto deve ser incentivado. Não entra em minha cabeça que existam atividades diferentes para meninos e meninas ou para homens e mulheres. Quanto a implantação da ideologia de gênero nas escolas você afirma que os professores estão querendo ensinar para as crianças que elas tem o direito de optar por uma orientação sexual, mas o fato é que elas vão fazer isto com ou sem o consentimento dos pais e professores e o principal objetivo dos professores (dos bons professores) é conseguir que todos, inclusive aqueles que optam pela homoafetividade sejam respeitados e não agredidos (a violência nas escolas hoje é um problema enorme)
    Novamente agradeço sua resposta equilibrada (você não saiu me xingando por eu discordar de você rsrsr) e peço que entenda minhas colocações como uma forma respeitosa e cristã de discutirmos ideias.

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar!
Sua opinião é muito importante :D
Beijos...

Galeria de Postagens recentes