Série: Alicerces da Verdadeira Fé (Parte 6)

             
Dedicando a vida  em adoração ao  Senhor de Tudo


               SOLI DEO GLORIA: Dedicando a vida em adoração ao Senhor de Tudo

  Nesta série alusiva aos 500 anos da Reforma Protestante, estamos meditando sobre algumas das doutrinas que foram parte do alicerce que sustentou todo este movimento histórico. Alguns destes pilares foram: Sola Scriptura (Somente a Escritura), Solus Christus (Somente por Cristo), Sola Gratia (Somente a Graça), Sola Fide (Somente a Fé) e Soli Deo Gloria (Somente a Deus a Glória).
Incluímos também o Sacerdócio Universal dos Crentes. Estas doutrinas relacionadas à salvação são parte do sistema doutrinário que moveu todo o pensamento luterano e reformado no séc. XVI. Vamos nos concentrar neste post sobre a glória devida somente a Deus! Que Ele nos conduza sob a iluminação do Espírito Santo. 

Soli Deo Gloria, está doutrina nos ensinar que tudo concorre para a glória de Deus. Tudo tem que ser realizado para a glória da Santa Trindade. Inevitavelmente. Inquestionavelmente. Necessariamente. Absolutamente! Mas, o problema da humanidade devido à queda de Adão é exatamente o desejo do homem de gloriar-se a si mesmo. Este não foi, provavelmente, o problema que envolveu a queda de Satanás, inclusive? (Is 14:12-17 / Ez 28:12-18). Querer ser igual (ou maior!) do que o próprio Deus. Isto leva à ruína, sempre... E o problema de Adão e Eva no Éden, qual foi? (Gn 3:5; Rm 1:23; Fp 3:19). Querer ser como Deus, ter a glória toda para si. Como disse, isto leva o homem ao caos! 

Mas, não paremos por aí. Temos, ainda hoje, resquícios desta prática maligna em toda a humanidade. O orgulho, a soberba, o fazer do eu o seu próprio deus, divinizar a minha vontadeo meu corpo, etc. O culto voltado para o homem (culto antropocêntrico). Frases como: “Não me senti bem no culto”“Quero algo mais para a minha vida”“A minha vitória está decretada”; etc. Não são pensamentos e desejos voltados apenas para o ego e para o meu próprio bem-estar? O que é realmente ser e viver para a glória de Deus? 

No Antigo Testamento, o termo glória está relacionado à riqueza ou o poder de uma pessoa (sua glória). Kãbhôdh (glória, hebraico), refere-se a Deus, a glória de YahwehShekinah (hebráico), “habitação” ou “presença de Deus”. Este termo denota a glória de Yahweh manifestada entre os homens, entre o seu povo, a presença excelsa do Eterno representada pela nuvem ou coluna de fogo. Deus é o Senhor (dono) de toda glória! No Novo Testamento, temos o termo grego, doxa, a presença de Deus na Pessoa e na obra de Jesus. A glória de Deus encarnada. Cristo é o Senhor de toda glória! 

  Encontramos nas páginas das Escrituras a glória (Shekinah) do Senhor manifesta aos homens pecadores. (Ex 16:10; 40:34-35; Dt 5:24). A declaração expressa da glória de Deus. (Is 6:3). Deus se declara como o SENHOR, a sua glória é exclusiva. (Is 42:8; 48:11). Perceba a ligação entre glória e majestade, a vestimenta de Deus. (Sl 104:1,31). A maior expressão visível da glória de Deus, qual seja, o Cristo encarnado. (Jo 1:14). 

  Deus criou o homem com propósitos divinos definidos, para que este vivesse a glorificar o seu Deus e gozá-lo para sempre. (Catecismo Maior, pergunta 01). Para encontrar a vida prazerosa em Deus, glorificando a Ele em tudo. O homem foi criado para desfrutar de Deus, tendo plenitude de vida. O Senhor criou o homem para quê? (Veja: Is 43:7). O homem precisa honrar a quem? (Veja: Is 42:10-12). A glória deve ser dedicada a quem? (Rm 11:36). Qual o propósito final da nossa eleição e redenção? (Ef 1:6,12). Finalmente, a honra e a glória são exclusivamente para quem? (Sl 115:1). Reflita sobre esta questão: por que Deus abomina a idolatria? Ter prazer em Deus e glorificar a Deus são ideias interligadas. O homem foi criado para ser dependente de Deus e dominar sobre a criação. O pecado quebrou esta harmonia. O homem passou a querer ser independente e ter prazer nas coisas que não são de Deus. Reflita mais um pouco comigo, por que o pecado é tão prazeroso? 

Desta maneira, a Igreja existe principalmente para a Glória de Deus. O propósito da Igreja de Cristo é promover a glória de Deus. Como ela faz isso? Dependendo do seu Deus, obedecendo a sua voz e louvando o seu bendito nome. Responda: A glória de Deus tem que vir primeiro de quem? (Veja: Ef 3:21). O culto tem que ser somente a quem? (Mt 4:10). Como a Igreja reflete a glória de Deus? (Jo 17:22-24). A glória é exclusiva de quem? (Jd 25) Qual a diferença da oração, louvores e pregação que glorifica mais o homem do que Deus? E na vida, o que glorifica mais o Senhor? 
  Algumas implicações finais para nossa meditação. a) Todo ato redentivo glorifica a Deus. Minar as estruturas doutrinais da Igreja ameaça a glória somente a Deus; b) Dividir e diminuir a glória de Deus é algo abominável; c) O homem só é feliz quando cumpre com seu propósito principal; d) A Igreja é responsável para difundir e promover a glória divina; e, e) Toda a vida deve ser exclusivamente para a glória de Deus. 
  
“Deus não existe para satisfazer as ambições humanas, os desejos, os apetites de consumo, ou nossos interesses espirituais particulares. Precisamos nos focalizar em Deus em nossa adoração, e não em satisfazer nossas próprias necessidades. Deus é soberano no culto, não nós. Nossa preocupação precisa estar no reino de Deus, não em nossos próprios impérios, popularidade ou êxito. Reafirmamos que, como a salvação é de Deus e realizada por Deus, ela é para a glória de Deus e devemos glorificá-lo sempre. Devemos viver nossa vida inteira perante a face de Deus, sob a autoridade de Deus, e para sua glória somente. Negamos que possamos apropriadamente glorificar a Deus se nosso culto for confundido com entretenimento, se negligenciarmos ou a Lei ou o Evangelho em nossa pregação, ou se permitirmos que o afeiçoamento próprio, a autoestima e a autor realização se tornem opções alternativas ao evangelho.” 


Catecismo Maior,  pergunta 01
  


Reverendo: Marlon de Oliveira 

Nenhum comentário

Não deixe de comentar!
Sua opinião é muito importante :D
Beijos...

Galeria de Postagens recentes