Série Feminilidade Bíblica ( Abigail exemplo de Feminilidade)

Olá pessoal, estamos começando mais uma série hoje, sobre: feminilidade Bíblica, espero que vocês gostem e nos acompanhem e sejam edificados.

Olá pessoal, estamos começando mais uma série hoje, sobre: feminilidade Bíblica, espero que vocês gostem e nos acompanhem e sejam edificados. O tema de início será, o papel da mulher em respeitar a figura masculina. 

Usarei como referência a Abigail, no início dessa série. 

Quando se fala de feminilidade em nossa atualidade, chega a parecer algo contraditório a forma que o mundo atual ou ao menos uma gama enorme de pessoas define o termo, todavia, a própria definição atual trama contra nós mulheres, pois surgiram muitos conceitos que têm se levantado para trazer mais confusão a pessoas desprovidas de orientações bíblicas, mas temo que  existam formadores de opinião que se auto denominam cristãos, desprovidos do que as escrituras ensinam; e por terem essa carência, seus conceitos se adaptaram ao que a sociedade define sobre a feminilidade da mulher.
O feminismo é contrário a feminilidade bíblica, que mulheres cristãs genuínas tentam preservar, em um mundo que vem abraçando diversas teorias sociais, que tentam desvincular os padrões de comportamentos da família patriarcal que Deus estabeleceu em sua Palavra para homens e mulheres viverem bem, relacionando-se entre si. 

Martha Peace disse: A única maneira de não sermos levadas cativas pelas crenças feministas, é mediante o poder do Espírito Santo e a graça de Deus, capacitando-nos a estudar, a acreditar e a aceitar o que Deus nos disse em sua Palavra. 

As palavras dessa mulher de Deus, nos faz entender que é necessário estudarmos as Escrituras acreditando que ela está revelando o nosso papel como mulheres cristãs. A graça de Deus, nos capacita de modo que possamos aprender a seguir os preceitos e a vontade de Deus revelados na Palavra por meio do Espirito Santo. Recentemente li um post que me chamou a atenção pelo título: A Feminilidade está no banco dos réus, referindo-se a que ela, além de estar sendo ferozmente combatida e muito mal-entendida fora da igreja, está também “de castigo no banco” dentro de nossas igrejas. (Palavras de Sandy Santana). 

Eu particularmente acredito em um ponto crucial, que distingue se realmente somos femininas ou não. A forma como tratamos alguém, demonstra muito quem somos. A pergunta hoje é, como você tem tratado a figura masculina? É certo pensarmos que mesmo diante dos erros do irmão, amigo, pai, tio, vizinho etc. Devemos desrespeitá-los publicamente, ou em oculto, quando longe das pessoas em nossa volta? Em 1 Samuel 25 em diante conta a história de uma mulher que chamou atenção de Davi, seu nome é Abigail, no Versículo 3 Tanto cita o seu marido chamado Nabal descrevendo ele duro e maligno em todo o seu trato, e Abigail como uma mulher inteligente e bonita. Para ela viver com um homem dessa natureza, teria que ser sábia, e de fato ela era e de tal forma, que através dela, Davi escapa de ser homicida. Davi no versículo 7 manda um moço seu até a Nabal, dizendo que esteve com os seus pastores e nenhum agravo aconteceu com eles, os homens de Davi se abstiveram de causar dano, e a presença deles ofereceu proteção para os rebanhos e os pastores de Nabal (V.21). Davi só queria como retribuição um pouco de comida, e Nabal responde grosseiramente: Quem é Davi, e quem é o filho de Jessé? (v.10) Tomaria eu, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses que degolei para os meus tosquiadores e o daria a homens que eu não sei donde vêm? Davi ficou irado, a Bíblia conta que ele era homem de guerra; mandou logo seus homens cingir a sua espada e também ele cingiu a dele (v13) subiu assim quatrocentos homens, realmente iria ser um tremendo massacre.

Mas diante desse massacre que estava para acontecer, entra em cena, uma mulher, feminina, inteligente e submissa. Quantas mulheres sabendo que iriam destruir sua família, sua casa, teria o controle de toda situação, lembram o que citei? A forma como tratamos a figura masculina, diz muito quem somos. Pois é, queridos (as) leitores, a bíblia conta que o moço de Nabal anunciou o que estava para acontecer, a Abigail, dizendo que o seu senhor “disparou” com eles “(que significa: O verbo hebraico traduzido por “disparou” é literalmente gritar fortemente contra ou voar para cima). E contestou dizendo que Davi e os seus servos não os fizeram mal algum, pelo contrário, os serviram tanto de dia como de noite, todos os dias que estiveram no campo (V.15). Nesse momento ela “Abigail” usou sua sabedoria, apaziguando Davi. 

Usarei três exemplos de destaque do gesto da sabedoria de Abigail.

Em primeiro lugar: ela tomou a decisão de nada dizer ao seu marido, porque a situação de Nabal era resultado de sua própria maldade. Sua falta de entendimento era uma recusa em conhecer os fatos. Assim ela tomou, a toda pressa; duzentos pães, dois odres de vinho, cinco ovelhas preparadas, cinco medidas de trigo tostado, cem cachos de passas e duzentas passas de figos, e os pós sobre os jumentos. (V.18)

Em segundo Lugar: Quando Davi se encontra com ela, exprime a ingratidão de seu marido por ter pagado o mal em lugar do bem que recebera, mas ela tem atitude de uma verdadeira mulher de Deus ao submete-se de uma forma humilde,  aos que iriam trazer mal sobre sua casa, pela imprudência de seu marido. Ao avistar a Davi e seus soldados, Abigail apressou-se, desceu do jumento e postou-se sobre o rosto diante de Davi, inclinando-se até a terra. E disse: Ah! Senhor o meu, caia a culpa sobre mim (v.24) Ela continua tentando apaziguar: agora pois, meu senhor, tão certo como vive o Senhor e a tua alma, foste pelo Senhor impedido de derramar sangue e de vinga-te por tuas próprias mãos. (V.25) As palavras de Abigail sugerem a diferença entre o apropriado papel militar de Davi e a vingança pessoal na qual nesse momento ele se empenhava. O ponto principal de uma mulher feminina é se submeter a figura masculina relatado aqui nesse texto, ela é sábia e submissa, e mostrou sua humildade ao se prostra diante de um aparente adversário de sua casa.

Em terceiro Lugar: Ela teve uma total revelação que o Senhor tinha escolhido Davi, ela reconheceu e diz no versículo 28; perdoa a transgressão de tua serva; pois, de fato o Senhor te fará casa firme, porque pelejas as batalhas do Senhor. Davi reconheceu que Deus enviou ela ao seu encontro, e disse: Bendito o Senhor Deus de Israel, que hoje me tolheste de derramar sangue e que de minha própria mão me vingasse. (V.33) Davi recebeu da mão de Abigail o que ela tinha trazido e a mandar subir em paz para sua casa. 

A minha pergunta nesse texto é, como você trata a figura masculina? Lembrem que citei, Abigail como exemplo, que ao se submeter a Davi, apaziguou toda a situação e ele entendeu que Deus tinha usado uma mulher inteligente, para impedir de fazer o que era errado. A feminilidade Bíblica, contornou toda situação. Em diversos casos quando gritamos, discutimos com os homens, estamos desonrando o que Deus deixou em nossa essência, estamos pecando sim, por agirmos como tolas e não como mulheres sábias e prudentes. Somos pecadoras sim, lutamos contra os nossos declínios de caráter todos os dias, mas a sabedoria está em sermos mulheres, está em nossa feminilidade. 

Comparação de sabedoria.

Recentemente aconteceu um episódio com conhecidos meus. Usarei nomes falsos para descrever o acontecido. O marido de Joana saiu no feriado para se divertir na vizinhança e estava bebendo com os amigos no período da manhã e durante a tarde, e Joana muito chateada, vai na casa vizinha onde ele encontrava-se, chama seu marido e começa a dar, empurrões nele e tapas em seu rosto; ele já estando com aspecto um pouco embriagado, corresponde da mesma forma, batendo em Joana e puxando seu cabelo, enfim! Os dois entram para dentro de sua casa, e ficou na rua uma cena horrível. Imagina se Abigail fizesse isso? No versículo 33 conta que Abigail voltou para casa, e encontra Nabal que fazia em sua casa um banquete, seu coração estava alegre, e ele estando muito embriagado, ela não contou a ele coisa alguma, usando mais uma vez de sua sabedoria esperando quando ele ficasse sã, isso aconteceu no outro dia, pela manhã que ele já estava livre do vinho; então ela contou todo o acontecido. Ele estando consciente ficou adormecido como pedra, temendo tudo que chegou ao seu conhecimento. Em todo o caso, ela esperou com paciência, diferente do caso da Joana que não teve sabedoria ao buscar seu marido um pouco embriagado com empurrões e tapas, agressão que poderia ter resultado em algo muito pior. 

Essa é a diferença, da feminilidade Bíblica que dá como exemplo uma mulher sábia, submissa que trata a figura masculina com respeito, não importando qual grau de parentesco tenha ou não.

E por outro lado, a figura de uma mulher feminista, que é o exemplo de uma mulher tola, não submissa que trata a figura masculina com desrespeito, não importando qual grau de parentesco tenha ou não. Imaginem se Abigail, fosse tão imprudente como a Joana? Talvez, ela tivesse tratado mal Davi, e seu marido, ou ter jogado um contra o outro mais ainda, e pronto, a tragédia estava feita para ambos os lados. Ela terminaria sem o marido, sem os trabalhadores, e Davi carregaria esse pecado.

Destarte, o final dessa história, conta que ao passar dez dias do acontecido, Deus feriu Nabal, e ele morreu (V.38). Davi ao saber do acontecido, lembrou da sabedoria dessa mulher e claro, que ele queria ter ela do seu lado; então mandou seus servos buscar ela para tomar como esposa (V.39). A declaração de Abigail, demostrou a feminilidade Bíblica que venho narrando no decorrer desse texto, seu comportamento diante dos súditos de Davi, expressa humildade, ao se inclinar a eles com o rosto em terra, e dizer: Eis que a tua serva é criada para lavar os pés dos criados de meu senhor. Uau! Uma declaração digna de uma mulher de Deus, que estava preste a casar com Davi e tornando-se sua esposa, os servos dele seriam os seus também. Nos lembra de Jesus no capitulo de João 13.5 quando lavou os pés de seus discípulos(...) à atitude de Abigail define o que Jesus disse, em João 13.16 que é: Na verdade, na verdade vós digo que não é o servo maior do que o seu Senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou, Jesus queria que seus discípulos servissem aos seus servos, pelo exemplo visual que ele demostrou.  Abigail no final da história, é amparada pelo Senhor depois da morte de seu marido, o Senhor lhe deu outro caminho e concedeu que sua inteligência, sabedoria, submissão, exemplo de feminilidade Bíblica, fossem narrados nas Escrituras para todas as mulheres cristã serem norteadas por esses exemplos. 

Então deixo como início dessa série essa mulher sensata Abigail..

Texto Escrito e elaborado por: Cristiane Monteiro Lima

Nenhum comentário

Não deixe de comentar!
Sua opinião é muito importante :D
Beijos...

Galeria de Postagens recentes