"O olhar de Deus sobre as mulheres"

            

              O papel das mulheres cristãs dentro e fora da igreja

 Em Gênesis 2: 18, Deus disse: “Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea”. O Senhor viu que faltava alguma coisa para que a beleza da criação fosse plena ao declarar que “Não é bom que o homem esteja só”. Ele criou a mulher! Criou para ser uma com o homem e auxiliadora idônea! No versículo 23 do mesmo capítulo o homem, após acordar do sono pesado em que havia caído por ordem divina, declara: “Esta é osso dos meus ossos, e carne da minha carne, ela será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada”. O que Adão declara não deixa qualquer dúvida de que diminuir o papel da mulher na criação é machismo e profundamente anti bíblico. Do mesmo modo, colocar a mulher acima do homem, como quer o feminismo e sua agenda humanista, é também absolutamente anti bíblico. Deus investe no equilíbrio, na perfeita interação que deve haver entre homem e mulher, embora deformada pelo pecado, essa interação é essencialmente bíblica e será redimida no tempo certo, no momento em que o Messias cumprir em definitivo com sua missão redentora.
A dignidade de ambos, homem e mulher, é sustentada pela Imago Dei, pela feitura de ambos à imagem e semelhança do Criador. O texto bíblico nos mostra isso: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”, Gênesis 1:26. A distinção entre homem e mulher não está, portanto, no grau de dignidade, mas na economia do relacionamento entre eles, ou seja, no modo como Deus organizou os papéis e funções de cada um. Se assim não fosse, A bíblia não contaria em suas páginas os feitos de mulheres como Raabe, Ruth, Débora, Ester, Noemi, Maria, Lídia, Marta e tantas outras mulheres que devotaram suas vidas à causa de Deus e cujos feitos estão registados eternamente nas Escrituras Sagradas.

Mulheres não são inferiores aos homens em hipótese nenhuma, tal entendimento é desqualificado pela Palavra de Deus, destruídos pela doutrina da feitura do homem à imagem e semelhança do Senhor. Mulheres podem ser presidentes, rainhas, empresárias, doutoras, teólogas, intelectuais, artistas.... Mulheres não podem é exercer autoridade sobre o homem dentro da igreja! A bíblia não autoriza ministério pastoral feminino, toda prática em contrário é uma desobediência flagrante ao princípios bíblicos, vejamos: “as mulheres estejam caladas nas igrejas; porque lhes não é permitido falar; mas estejam submissas como também ordena a lei”, 1 Coríntios 14:34, “as mulheres estejam caladas nas igrejas; porque lhes não é permitido falar; mas estejam submissas como também ordena a lei”, 1 Coríntios 14:35. Muitos, especialmente os defensores do pastorado feminino, afirmam que esses ensinamentos são culturais, aplicam-se apenas a Corinto do primeiro século. Não é verdade, ainda no mesmo capítulo, Paulo define da seguinte forma o que ele havia escrito: “Se alguém se considera profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor”, 1 Coríntios 14:37. É um mandamento, uma ordem e não uma orientação limitada culturalmente. Para confirmar a veracidade extra cultural e supratemporal de sua ordenança, o apóstolo Paulo a reafirma em 1 Timóteo 2: 11 ao 14 “A mulher aprenda em silêncio com toda a submissão. Pois não permito que a mulher ensine, nem tenha domínio sobre o homem, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão”. Note que Paulo diz a mesma coisa que disse para os coríntios, ampliado, agora, por uma explicação teológica, Adão foi criado primeiro e a mulher é que foi enganada. No entanto, Paulo circunscreve sua orientação doutrinária ao escopo da igreja e não ao papel da mulher na sociedade.

Fiquem na paz!
Teologia e Mulheres com Cristiane. 

2 comentários

  1. Muito bom. Acredito que muita coisa têm que voltar aos parâmetros das Escrituras.

    ResponderExcluir
  2. "No entanto, Paulo circunscreve sua orientação doutrinária ao escopo da igreja e não ao papel da mulher na sociedade."

    Será mesmo que isso é somente no sistema religioso? Será mesmo que isso também não se aplica a sociedade e qualquer outro contexto existente no mundo???

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar!
Sua opinião é muito importante :D
Beijos...

Galeria de Postagens recentes