Uma Nova Filosofia de Vida

Uma nova filosofia de vida

                              Sábia & Conselheira

Comecei hoje a ler o livro Sábias e conselheiras da escritora Martha Peace, irei compartilhar com vocês o primeiro capítulo. Esse livro tem como finalidade instruir (nós) mulheres a sermos sábias e conselheiras segundo Tito 2 como a  Martha escreveu: Parecia-me que toda mulher crente, independente de sua idade ou estado civil deveria aspirar tornar-se uma mulher sábia e conselheira, como a mulher descrita em Tito 2.

Uma Nova Filosofia de Vida

Quando eu era jovem, e antes de tornar-me crente em Cristo, eu abraçava três filosofias de vida. Uma era a crença feminista de que a minha identidade estava ligada à minha formação acadêmica e à carreira. A segunda era “comamos e bebamos, porque amanhã morreremos”. A terceira veio do filme de George Burns – “Oh God!”. No filme, George Burns (que fazia o papel de Deus), dizia: “Jesus é meu filho, Maomé é meu filho e Buda é meu filho”. Eu pensava: “Isso faz todo sentido pra mim! Há muitos caminhos para Deus, e não importa no que você crê, desde que seja com sinceridade”. Acreditando que minha identidade estava ligada à minha formação acadêmica e à carreira, eu me dedicava a ambas com paixão.

Não importava o quanto já havia conquistado nos estudos, eu sempre desejava mais conhecimento e mais créditos. Em minha carreira como enfermeira eu, galguei a posição de professora na universidade local. Mas meus objetivos eram coordenar o departamento de Enfermagem numa universidade importante e escrever um livro na área de UTI. Meus padrões eram altos, e eu só permitia que se formassem os alunos que fossem brilhantes e os melhores em sua área de especialização. A filosofia do “comamos e bebamos que amanhã morreremos”, fala por si só. Eu bebia muito e participava de muitas festas. Estava determinada e me divertir, a qualquer custo. Ser feliz era algo extremamente importante para mim. Não preciso nem dizer que beber frequentemente me trouxe problemas, e foi um verdadeiro milagre eu não ter morrido num acidente de carro.

Enquanto, por um lado, minha filosofia de “identidade” feminista me levava a preocupar-me com status e realizações futuras, por outro lado, a filosofia do “comamos e bebamos” me fazia viver como se só houvesse aquele momento, sem pensar no amanhã. Minha terceira filosofia de vida foi consistentemente expressa através da minha membresia em uma igreja cheia de pessoas que pensavam que todos eram cristãos, independente do que cressem, contanto que fossem sinceros. Eu ouvia: “Deus ama a todos, a Bíblia é repleta de mitos e quem somos nós para julgar?” Esta ideia era perfeita para mim, pois eu certamente não queria para Si (apesar de não haver bondade alguma em mim); entrou em minha vida, salvou minha alma, perdoou os meus pecados e deu-me uma nova e diferente filosofia de vida. Minha nova filosofia é cristã. Agora eu creio veementemente que Jesus Cristo é o único caminho para Deus, o Pai, e que meus propósitos, e maior alegria nesta vida, são servi-Lo e glorificá-lo. Enquanto “me deleito no Senhor”, o Senhor me concede “os desejos do meu coração” (Salmo 37.4). Desejos estes que Ele mesmo coloca em meu coração. Por exemplo: lembro-me que certa vez orei (porque tinha medo de voltar à velha vida) para que Deus me desse um amor tão grande por Sua Palavra, que quanto mais eu a conhecesse, mas eu desejasse conhecê-la. Ainda hoje, após 18 anos de caminhada cristã, meu desejo de conhecer e obedecer a Palavra de Deus não diminuiu. Meus novos desejos incluem meios de agradar e de servir a Deus. As instruções de Deus sobre como a mulher cristã pode agradá-Lo e servi-Lo encontram-se claramente expressas em Tito 2.3-5: “Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem, a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos, a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada.”

Quando descobri esta passagem, eu não era exatamente uma “mulher idosa.” Mas eu sabia que tinha um longo caminho pela frente, sabia que quando eu tivesse aprendido a aplicado tudo o que precisava, já estaria na categoria das “mulheres idosas”. E isto foi o que aconteceu. Apesar de ainda ter um logo caminho a seguir, Deus tem me concedido amadurecimento em três áreas: em doutrina, caráter e no ministério para Ele. Por causa de tudo que Deus fez e tem feito em minha vida, e por causa da instrução dada em Tito 2.3-5, agora tenho o desejo de instruir e de encorajar mulheres mais jovens.
____________________________________________________

Esse é o primeiro capitulo do livro, um ótimo livro que estarei estudando e compartilhando com vocês alguns comentários, textos, frases. Beijos, espero que vocês sejam edificadas.


Teologia e Mulheres Lendo.
Sábia & Conselheira
Martha Peace.

Nenhum comentário

Não deixe de comentar!
Sua opinião é muito importante :D
Beijos...

Galeria de Postagens recentes