Esquizofrenia e o Cristão

Esquizofrenia e o cristão

Tudo começou em 2009 quando estagiei numa urgência e emergência de doentes mentais, passei quatro meses junto com eles aprendendo e oferecendo os meus serviços técnicos como estudante de enfermagem. A maioria dos doentes que chegava nesse hospital vinham escoltados por policiais e algemados, estavam surtados e não respondia por suas ações; a família se defendia acionando a polícia como ajuda para locomover esses doentes até a urgência e emergência que eu trabalhava. Observei na época o quadro comportamental entre todos esses doentes violentos, alguns contidos, ou seja, amarrados na cama para melhor serem medicados com antipsicóticos para atenuar os sintomas positivos, reconhecidos como os delírios e as alucinações. Só assim, evitaria que eles chega-se agredir qualquer um de nós ou até ferir a eles mesmo, porém, existiam os doentes mentais cristãos entre eles.

Eu não era crente de forma alguma, apenas uma jovem cheia de sonhos e divertia-me com diversas festas, muito popular entre os amigos que tinha conquistado nessa época de estudo. Certa vez nesse período de trabalho, identifiquei uma senhora muito serena e outra jovem que estavam medicadas com antipsicótico, eram cristãs às duas. Ao passar com a bandeja de medicamentos, conversei com essa senhora de cabelos cumpridos sentada na cama lendo uma bíblia, achei curioso em perguntar o motivo que ela estava a li, pois, pareceu-me lucida sem apresentar nem um sintoma de desequilíbrio mental. Ela era esquizofrênica teve conhecimento da doença e, a sua tranquilidade estava sendo gerada pelo cristianismo, recebia paz sobre a enfermidade. A outra era uma jovem, a sua idade pegava o final da adolescência, cristã, estava acompanhada por sua mãe crente em Cristo.

Quero enfatizar que o acompanhamento familiar é fundamental em qualquer estratégia terapêutica adotada, e sem ele a perspectiva de melhora é muito pior'', segundo o Dr. Daniel Martins do instituto bem-estar. Por incrível que parece, essa mocinha surtou por conta de um beijo, achou que tinha pecado ao beijar um rapaz, na realidade a doença só estava ao nível de desenvolvimento na vida dessa moça só precisou de um empurrãozinho. A esquizofrenia nessa história é manifestada tanto para crente como o não cristão, acredito que em alguns casos a esquizofrenia não é uma possessão maligna segundo alguns definem dessa forma. Estamos falando de crentes que tem acesso ao nome de Jesus, a Palavra viva e eficaz, têm uma vida cristã de acordo com preceitos Bíblicos, todavia, a enfermidade existe na vida dessas pessoas. Analisemos uns pontos principais, se a esquizofrenia fosse uma possessão demoníaca como muitos dizem, porque ela tem o seu tempo de desenvolvimento?

Primeiramente, eu quero que vocês conheçam o que é esquizofrenia:
O termo Esquizofrenia vem do latim esquizo= cisão, frenia=mente: foi introduzido em 1911 pelo psiquiatra suíço Eugen Bleuler para definir uma doença psíquica caracterizada, basicamente, pela cisão do pensamento, do afeto, da vontade e do sentimento subjetivo da personalidade. Descreve uma mente seriamente perturbada, em que as ideias e o comportamento perdem o contato com a realidade, é uma doença crônica, complexa e que exige tratamento por toda a vida. Essa doença atinge 1% da população do mundo.

O que mata o argumento que a esquizofrenia possa ser uma possessão demoníaca é o seu desenvolvimento, segundo especialistas, o transtorno aparece entre o final da adolescência e começo da vida adulta, para homens o desenvolvimento vai até os 28 anos e mulheres até os 31. Como citei o caso da jovem acima que ao beijar o rapaz surtou, a doença só tinha chegado na sua vida no final da adolescência, é comum alguns portadores da doença só desenvolver nesse período. Estou escrevendo esse post, porque desejo que muitos de vocês não tratem a esquizofrenia como uma doença comum, ou uma possessão demoníaca, ela torna-se perigosa porque o paciente pode ouvir vozes dando instruções e, por causa disso, pode, às vezes, agir de forma perigosa. O bom senso e o controle de emoções são afetados; os delírios são comuns, e a pessoa pode ficar relutante ou incapaz de colaborar com os amigos e médicos. Pode acabar no colapso. O sofredor da esquizofrenia precisa de auxílio médico urgente, que pode incluir uma medicação a longo prazo e, ocasionalmente, uma terapia eletroconvulsiva.
Estamos bem evoluídos, hoje temos acesso à medicina avançada ao contrário da idade média que criaram os seus vultos a respeito da doença e foram passados de geração em geração, e atualmente essas mesmas crenças assolam o tanto as pessoas do mundo secular como os cristãos. A loucura, as psicoses em sua totalidade eram atribuídas a uma única entidade casual como a possessão demoníaca. Doentes e seus familiares sofreram com esses tipos de diagnósticos por pessoas desconhecedoras dessa patologia na idade média, muitos loucos acometidos de outros transtornos mentais foram brutalmente queimados em fogueiras ou excluídos da sociedade com base em tais conceitos errôneos. Não quero descarta que exista uma linha tênue entre os transtornos mentais e os fenômenos de origem espirituais, a possessão demoníaca não é um mito, todavia, uma coisa não anula a outra, o esquizofrênico não é possesso como alguns transtornos que consegue ser controlados por medicamentos. Um número grande de estudos mostra que a esquizofrenia está associada com uma disfunção cerebral, principalmente do lombo frontal. No caso da possessão demoníaca não descarto o investimento obscuro das entidades, Dr. Richard Gallagher é psiquiatra e professor de psiquiatria clínica na Faculdade de medicina de Nova York. Ele contesta ao contrário da maioria dos psiquiatras da arena científica, defende que a um mundo espiritual com um lado muito escuro que vai além de nosso físico, ele diz que é ilógico rejeitar completamente a existência de um mundo espiritual. Para Gallagher, uma rejeição completa sobre a possibilidade de ataques demoníacos parece menos logicas e muitas vezes tendenciosas, em vez de simultaneamente uma avaliação cuidadosa dos fatos.

Não se deve comprometer a recuperação de uma pessoa acometido por uma enfermidade, ficar só na oração não resolve se é necessário buscar tratamento. Ana Maria Machado psicóloga cristã disse numa entrevista no Guia-me : ''A Bíblia relata diversos casos de pessoas que sofreram possessões e opressões demoníacas e que podem ter comprometido seu estado psíquico'', relata a psicóloga que observa o tratamento na sua integralidade — tanto espiritual quanto físico. ''Se não for encaminhada para um tratamento eficaz, e ficar somente em orações e libertações, poderemos estar comprometendo a sua recuperação. (...) Devemos sempre lembrar que somos corpos, mente e espírito. É preciso cuidar de todas as partes'', alerta. ''A oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará'' (Tiago 5:15).

Existem casos de pessoas que venceram a doença, deixaram de ser doentes? Não, mas tem uma qualidade de vida quase que normal, eu mesma conheci um dos internados quando estava sobre nossos cuidados na época, e logo após a internação estava trabalhando executando sua profissão de mecânico; foi necessário o controle da doença para existir esse avanço em sua vida. Irei deixar um caso conhecido que se tornou um filme baseado em fatos reais, o nome é: Mente Brilhante. É curiosa essa história de um matemático chamado John Nash, que desenvolveu a doença ainda quando estudava na Universidade de Harvard, foi ganhador do Prêmio de Ciências econômicas em Memória de Alfred Nobel pela Teoria dos Jogos. Uma parte do filme conta que ele não deixou de ver as alucinações, ele aprendeu a ignorar elas, primeiro ele tratou a doença; a boa forma de combatê-la, é entendo-a como uma doença tratável. Só assim se tem progresso sobre a enfermidade, digo que não é fácil, o amadurecimento do paciente com um tempo o ajudará muito.

Concluo que a esquizofrenia é uma doença universal, ocorrendo em todos os povos e culturas, religiões com incidência semelhante. Espero que fique claro para que muitos de vocês conheçam sobre essa enfermidade. Fique na paz!



Esse na foto é John Nash, era portador da esquizofrenia. Tido como um vencedor sobre a enfermidade, 
 foi um matemático norte-americano que trabalhou com teoria dos jogos, geometria diferencial e equações diferenciais parciais, servindo como Matemático Sénior de Investigação na Universidade de Princeton. Compartilhou o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel de 1994 com Reinhard Selten e John HarsanyiNash também foi conhecido por ter tido sua vida retratada no filme Uma Mente Brilhante, vencedor de quatro Óscars(indicado para oito), baseado no livro-biográfico homônimo, que apresentou seu gênio para a matemática e sua luta contra a esquizofrenia
________________________________________________

Livros de estudo: Dicionário de Termos médicos e de enfermagem.
Experiência profissional minha.
Citação médica: Guia-me
Biografia do John Nash: Wikipedia
Profissional na área de saúde: Cristiane Monteiro Lima

3 comentários

  1. Texto do caramba, muito ótimo e esclarecedor.

    ResponderExcluir
  2. There is a safe & effective Natural Herbal Medicine. For Total Cure Call    +2349010754824,  or email him   drrealakhigbe@gmail.com       For an Appointment with (Dr.) AKHIGBE contact him. Treatment with Natural Herbal Cure. For:Dengue Fever, Malaria. Painful or Irregular Menstruation. HIV/Aids. Diabetics. Vaginal Infections. Vaginal Discharge. Itching Of the Private Part. Breast Infection. Discharge from Breast. Breast Pain & Itching. Lower Abdominal Pain. No Periods or Periods Suddenly Stop. Women Sexual Problems. High Blood Pressure Chronic Disease. Pain during Sex inside the Pelvis. Pain during Urination. Pelvic Inflammatory Disease, (PID). Dripping Of Sperm from the Vagina As Well As for Low sperm count. Parkinson disease. Obesity, Lupus.  Cancer.  Tuberculosis.  Zero sperm count. Bacteria Diarrhea.Herpatitis A&B, Rabies. Asthma.  Quick Ejaculation. Gallstone, Esquizofrenia, Cirrhosis,  Premature Ejaculation. Herpes. Joint Pain. Stroke. Weak Erection.  Erysipelas, Thyroid, Discharge from Penis. HPV.  Hepatitis A and B. STD. Staphylococcus + Gonorrhea + Syphilis. Heart Disease.  Pile-Hemorrhoid.rheumatism, thyroid, Autism, Penis enlargement,  Waist & Back Pain.  Male Infertility and Female Infertility. Etc. Take Action Now. contact him & Order for your Natural Herbal Medicine:  +2349010754824  and email him    drrealakhigbe@gmail.com    Note For an Appointment with (Dr.) AKHIGBE.I suffered in Cancer for a year and three months dieing in pain and full of heart break. One day I was searching through the internet and I came across a testimony herpes cure by doctor Akhigbe. So I contact him to try my luck, we talk and he send me the medicine through courier service and with instructions on how to be drinking it.To my greatest surprise drinking the herbal medicine within three weeks I got the changes and I was cure totally. I don't really know how it happen but there is power in Dr Akhigbe herbal medicine. He is a good herbalist doctor.

    ResponderExcluir
  3. Que conteúdo maravilhoso

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar!
Sua opinião é muito importante :D
Beijos...

Galeria de Postagens recentes