Como Saber se Devo Terminar com Meu Namorado?

Embora a Bíblia não fale diretamente sobre o namoro, existem princípios e mandamentos específicos de Deus aplicáveis ​​a uma relação deste tipo. Portanto, se você não prestar atenção, pode estar em desobediência a Deus. É por isso que eu quero apresentar alguns princípios e sinais que podem ajudá-la nessa situação difícil.
Uma difícil decisão para a mulher em Cristo é ter que terminar o namoro. Estamos numa época em que poucas igrejas são saudáveis e aquelas que não são, podem ter membros do sexo masculino de poucas qualidades cristãs. Mas, por entendermos que o namoro é a fase de preparação para o casamento e se um namoro não parece levar a um casamento santo, devemos rever nossas expectativas.
Embora a Bíblia não fale diretamente sobre o namoro, existem princípios e mandamentos específicos de Deus aplicáveis ​​a uma relação deste tipo. Portanto, se você não prestar atenção, pode estar em desobediência a Deus. É por isso que eu quero apresentar alguns princípios e sinais que podem ajudá-la nessa situação difícil.
Sinais de alerta
1) jugo.
2 Coríntios 6.14-16 nos alerta sobre o jugo desigual, com um descrente, como ter comunhão entre luz e trevas ou entre um crente e um descrente. Existem inúmeros argumentos que podem parecer piedoso, quando uma mulher cristã tenta justificar seu relacionamento com um descrente: "ele vai todos os domingos à igreja""ele lê a Bíblia""ele não ingere álcool""ele não vai para festas." Tudo isso pode ser muito válido, mas não é o suficiente. Somente a Palavra de Deus já deveria ser o suficiente para não se relacionar com alguém que não compartilha da mesma fé. Considere o seguinte: O rapaz pode ter todas as qualidades do mundo, mas se o Espírito Santo não  habitar nele, minha irmã, não há garantia de que o seu comportamento será sustentável ao longo do tempo.
Os problemas no namoro, triplicam no casamento, e se perceber que este rapaz ama mais você do que a Deus, então há pouca esperança. Quem produz arrependimento? Quem dá a convicção do pecado? Quem muda um coração para perdoar? O que move o coração para morrer em si mesmo? Onde a sabedoria enche sua mente? Com toda certeza essas características só são notadas em um crente, portanto, se seu namorado não possui essas características de transformação, é uma razão convincente para colocar fim a este relacionamento.
2) violação da ordem de Deus para fugir da fornicação
Efésios 5.3 nos diz: "Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual nem de qualquer espécie de impureza nem de cobiça; pois estas coisas não são próprias para os santos.1 João 1.9 nos lembra que se nós confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar e purificar. Mas uma prática constante do pecado, deve levar-me a analisar se eu estou realmente no Senhor (1 João 3.8-9). Contra a luxúria e fornicação, temos a ordem em 1 Co. 06.18. Então, se você está em um namoro onde a pureza sexual não é praticada, esta é uma razão que a Bíblia nos dá para acabar com a relação. Aqui, eu recomendo que busque falar com seu pastor ou uma pessoa madura na fé, confessar o seu pecado e juntos buscarem a vontade de Deus (no caso de terminarem ou não).
Existem outras razões que se aplicam no término do namoro, embora na minha opinião, cada caso deveria ser estudado particularmente.
Quando você tem dúvidas
Se uma noiva me perguntar o que fazer com essa questão de que deve ou não permanecer em um relacionamento, aconselho o seguinte:
1. Ore e peça ao Senhor por sabedoria. 
É hora de colocar em jogo a razão, tente tirar os vários sentimentos do coração e pense com sabedoria no que estou dizendo.
2. Procure conselho.
Seus pais, mesmo que não sejam cristãos, têm experiência de vida e podem ajudar a avaliar o seu relacionamento. Se eles forem bons pais, com certeza eles te amam e querem o melhor para você. Procure o conselho de seus líderes espirituais. Deus dotou sua igreja com pessoas de encorajamento e discernimento. Que seus pastores ou líderes estejam habilitados para lhe dar um conselho piedoso. Se você for madura na fé, e eu espero que seja, eles vão te dar um conselho justo e útil para alcançar o objetivo que glorificará a Deus. Procure também seus amigos piedosos, eles são os únicos que provavelmente estão vendo o seu relacionamento de perto. Lembre-se que Fiéis são as feridas de um amigo (Prov . 27.6), de modo a exortá-la com a opinião sincera.
3. Avaliar suas expectativas.
Em qualquer relacionamento interpessoal, temos sempre as expectativas certas. Você precisa entender que somos pecadores e entender que, de uma forma ou de outra, as pessoas não vão preencher completamente as nossas necessidades emocionais, pois quem poderá nos suprir é Deus. Entendo que, um namoro não deve ser torturante. Seu relacionamento é caracterizado por problemas contínuos? Será que está te trazendo dor ao invés de alegria? De alguma forma seu relacionamento está te afastando de Deus? Se você notou que o equilíbrio se deslocou mais para o lado negativo, é hora de avaliar seriamente o seu relacionamento.
4. Tome uma decisão.
Não é saudável que a sua indecisão, dúvida ou medo faça você perder mais tempo. Quanto mais rápido você tomar a decisão melhor, antes que crie mais laços emocionais com essa pessoa e aqueles em torno dele. Términos de namoros longos são muito dolorosos, além do tempo, carinho e hábitos em comum, podem ser fatores que aumentem a minha cegueira ao avaliar a situação.
O prelúdio para o casamento
Namoro é a fase anterior ao casamento e é onde podemos conhecer essa pessoa mais “intimamente”, tendo a oportunidade de avaliar se tem o caráter e as condições bíblicas para ser o homem com quem possa passar o resto de sua vida.
Uma mulher que confia em Deus deve andar pela fé e não por vista. Mesmo que seu namorado seja o único solteirão da igreja, não tenha medo de abrir as mãos e entregar essa relação a Deus, se você percebeu que ele não é para você. Buscar o reino de Deus e a sua justiça e tudo vai caminhar (Mt. 06.33). Lembre-se que a nossa satisfação final deve ser em Cristo e ninguém mais: um relacionamento de namoro não é o que nos faz completa, menos ainda se este relacionamento não estiver do seu agrado. Não faça nada por ambição egoísta ou por vaidade (Filipenses 2.3). Não faça nada motivada pelo medo do que as pessoas dirão quando estiver solteira. Aquele que sustenta o universo com a Palavra (Hebreus 1.3) poderá te sustentar. Você crê que será capaz de trazer para sua vida o que realmente precisa?
Autor (a): Charbela El Hage de Salcedo

Nenhum comentário

Não deixe de comentar!
Sua opinião é muito importante :D
Beijos...

Galeria de Postagens recentes