Os desafios da mulher contemporânea à luz das Escrituras


A mulher contemporânea e o ideal de Deus.

O séc. XXI tem se mostrado um tempo de intensos desafios para a sociedade, principalmente, no que tange os laços, relacionamentos e estruturas familiares. Nunca antes a família foi tão atacada quanto agora! Novos modelos, novos paradigmas, entre outras frentes tem desafiado a família de um modo geral, principalmente a família cristã. Neste ínterim, a mulher não passa ilesa. Quantos desafios! Quantos paradigmas quebrados! Quanta pressão! Casar, não casar... ser mãe, não ser mãe... sexualidade... trabalhar, não trabalhar... ser mulher, ser outro gênero... corpo ideal... agradar a outros e a outras... abusos de todos os tipos... feminicídio... estupros... estresse, depressão, solidão... enfim, não tem sido fácil, eu entendo. Ser mulher nestes tempos é um desafio, rodeado destes e de outros desafios, ameaças e cobranças.


Nesta nova série, pretendemos falar sobre estes desafios e sugerir alguns caminhos para a superação e a busca de uma vida plena e feliz diante de Deus. Nossa referência será a Escritura Sagrada, entendendo que Deus, o nosso Criador, nos instrui por meio da sua Palavra o melhor para nós. Estamos permanentemente numa relação Criador-Criação. Somos criaturas dEle. Fomos criados por Ele. Toda a nossa existência, compreensão, ser, sentir, fazer, realizar e projetar, estão conectados nesta estrutura criada. Esta relação é inerente a nós e independente de nossa crença. Ser feliz é perceber esta realidade e se adequar à vontade boa, perfeita e agradável de Deus. Em Cristo Jesus encontramos o propósito ideal de Deus em restaurar todas as coisas para a sua glória. Somos felizes quando vivemos para a glória dEle.


Como é ruim ver as coisas fora do lugar, ou ver que não funcionam bem. Por exemplo: usar uma bicicleta com os parafusos desapertados, ligar a televisão e ver os canais desregulados, ou ainda, na cozinha não acharmos os alimentos ou talheres porque estão fora do seu devido lugar... A nossa família, da mesma forma, quando não está bem ajustada também gera desconforto, causa desarmonia conflitos, tristezas e lágrimas. Nós somos assim. Quando não estamos bem “ajustados”, sofremos...

Voltemos a questão anterior. Por esta razão temos a Bíblia: para que nossa família seja ajustada segundo a vontade de Deus, aquele que nos indica o modo como deve ser nossa família. Ele nos ensina que o pai, a mãe e os filhos têm papéis definidos no lar. Deus tem o “ideal” para nós! O marido, por exemplo, deve amar a sua esposa como Cristo amou a Igreja (Ef 5:25); a esposa, por sua vez, deve se submeter ao marido como a Igreja deve submissão a Jesus (Ef 5:22); os filhos, igualmente, devem obedecer e honrar seus pais (Ef 6:1); os pais, harmoniosamente, devem criar seus filhos na disciplina e na admoestação do Senhor (Ef 6:4). Estes preceitos já os sabemos bem. Mas, somente quando cada um de nós – pais e filhos – praticarmos estes princípios, os ideais de Deus, então teremos uma família bem ajustada para a glória dEle, e para a nossa alegria e paz. Este é o único caminho para a felicidade, harmonia e paz no lar. Este princípio vale para a família, vida pessoal e profissional. 


Com relação à mulher contemporânea, também não é diferente. Os desafios estão aí. E são muitos, infelizmente! Mas, temos também um Deus de amor que nos revelou sua vontade a nós pela sua Palavra. É urgente que, de um modo específico, as mulheres cristãs retornem à Palavra de Deus. Buscar conhecer a vontade de Deus e viver esta vontade é o caminho para adequação, equilíbrio e superação dos desafios. A vontade de Deus, personificada em Cristo Jesus, nosso salvador, é o conselho de um pai amoroso que deseja a felicidade dos seus filhos! Você é um deles? Então, busque a vontade de Deus!

Colunista do Teologia e Mulheres: Rev. Marlon de Oliveira

Nenhum comentário

Não deixe de comentar!
Sua opinião é muito importante :D
Beijos...

Galeria de Postagens recentes