Começo com uma afirmação: não há nenhum texto bíblico que proíba a mulher de trabalhar fora de casa! Na verdade, encontramos exemplos de mulheres cristãs que trabalhavam fora. Lídia, a vendedora de tecidos de púrpura é citada em Atos 16:14, Priscila, esposa de Áquila, era, ao lado de seu marido, fabricante de tendas, como é relatado em Atos 18: 2-3. No Velho Testamento, não podemos deixar de citar a mulher virtuosa de Provérbios 31. Esta mulher é um exemplo para as mulheres de todas as épocas e culturas.
Ela é uma esposa exemplar, mãe zelosa, sábia, trabalhadora, respeitada, sóbria e modesta. Nela, a mulher virtuosa, encontramos o exemplo perfeito de como a mulher cristã deve se comportar!
A mulher cristã pode trabalhar fora de casa! Temos nos exemplos das mulheres citadas acima a demonstração que não há desobediência a Deus nesses casos.
No entanto, existem prioridades! E a prioridade da mulher é cuidar do marido, dos filhos e da casa. A mulher virtuosa de Provérbios 31 é primeiro mostrada como esposa exemplar, não como uma empreendedora eficiente. Ela é respeitada antes de todos pelo seu marido, porque sempre faz o bem e não o mal para ele. Somente depois disso ela tem sua força e virtude reconhecidas por outras pessoas. Observe que há na narrativa bíblica um processo: ela virtuosa primeiro para seu esposo, todo seu trabalho é para a felicidade de sua família. Ela não empreende para os outros! Ela trabalha para sua família! Há prioridades! Primeiro os cuidados são para o marido e para família.
Finalmente, as mulheres cristãs devem saber o exato equilíbrio entre o trabalho fora do lar e os cuidados com a família e com a casa! Temos visto um descompasso nessa relação! Muitas mulheres cristãs têm deixado de lado seu papel prioritário de esposa porque se deixam influenciar pelo feminismo e adotam um postura de autonomia e de questionamento do papéis bíblicos do marido e da esposa no casamento. Deus estabeleceu regras claras e benéficas para o casamento e, sobretudo, para as mulheres. Trabalhar fora de casa não leva necessariamente a desobedecer essas regras. Porém, o desequilíbrio e a falta de sabedoria podem causar danos seríssimos na vida espiritual das mulheres se elas não se conduzirem pela lei de Deus para construírem suas vidas!
Colunista: Pastor Davi Peixoto da igreja Ortodoxa Reformada.
Nenhum comentário
Não deixe de comentar!
Sua opinião é muito importante :D
Beijos...