Em todo o mundo, mais de 340 milhões de cristãos - um em cada oito crentes, experimentam altos níveis de perseguição apenas por seguirem a Jesus.
Nos últimos 29 anos, a Open Doors World Watch List ofereceu um indicador global dos países onde os direitos humanos e religiosos estão sendo violados, e para os países mais vulneráveis à agitação e desestabilização da sociedade.
“A pandemia COVID-19 transformou uma situação ruim em insuportável”, disse David Curry, presidente e CEO da Open Doors USA. “Esta crise de saúde pública criou uma oportunidade para expandir a violência e a discriminação com base na fé em regiões onde a perseguição religiosa já havia atingido índices alarmantes.”
A Lista Mundial de Vigilância 2021 revela que a perseguição é extremamente alta no continente africano, onde um em cada seis cristãos na África sofre discriminação e violência baseadas na fé. Só na Nigéria, 10 cristãos por dia são assassinados em média, devido às suas crenças religiosas.
Aqui está o que você deve saber sobre os 10 países com os maiores níveis de perseguição, e como você pode orar pelos crentes nessas nações.
1. Coréia do Norte
Tipo de perseguição: opressão comunista e pós-comunista
Número estimado de cristãos: 400.000
Como os cristãos estão sofrendo: “Ser descoberto como cristão é uma sentença de morte na Coreia do Norte. Se você não for morto instantaneamente, será levado a um campo de trabalho como um criminoso político. Essas prisões desumanas têm condições horríveis, e poucos crentes sobrevivem. Todos em sua família compartilharão a mesma punição. Diz-se que Kim Jong-un expandiu o sistema de campos de prisioneiros, nos quais cerca de 50.000 a 70.000 cristãos estão atualmente presos. ”
Ponto de oração: “Ore pelos crentes que estão presos. Ore por conforto e força para eles, e que mesmo na prisão, eles conheçam a presença e o amor de Deus. ”
2. Afeganistão
Tipo de perseguição: Clã e antagonismo étnico
Número estimado de cristãos: possivelmente centenas
Como os cristãos estão sofrendo: “Se a família de um cristão descobre que se converteu, sua família, clã ou tribo deve salvar sua 'honra' renegando o crente, ou mesmo matando-o. Cristãos de origem muçulmana também podem ser internados em um hospital psiquiátrico, porque deixar o Islã é considerado um sinal de insanidade ”.
Ponto de oração: “Ore para que, apesar de seu isolamento, os crentes afegãos sejam fortalecidos e encorajados em sua fé. Ore para que eles encontrem maneiras seguras de acessar a Palavra de Deus e se comunicar com outros crentes. ”
3. Somália
Tipo de perseguição: opressão do clã
Número estimado de cristãos: algumas centenas
Como os cristãos estão sofrendo: “É impossível admitir publicamente sua fé cristã na Somália, e a 'vida da igreja' não existe. O islamismo é considerado uma parte crucial da identidade somali e, se houver suspeita de que algum somali tenha se convertido ao cristianismo, estará em grande perigo. Membros de sua família, clã ou comunidade irão assediá-los, intimidá-los ou até mesmo matá-los. As mulheres podem ser estupradas e casadas à força. ”
Ponto de oração: “Ore pelas famílias daqueles que foram assassinados por sua fé, para que recebam o consolo de seu Pai Celestial e sejam curados da amargura”.
4. Líbia
Tipo de perseguição: opressão islâmica
Número estimado de cristãos: 34.500
Como os cristãos estão sofrendo: “Compartilhar sua fé publicamente é ilegal na Líbia, e aqueles que tentam compartilhar sua fé cristã com outros correm o risco de oposição violenta e prisão. Sem um governo central, o país está efetivamente em um estado de anarquia sem lei. Há pouca chance de justiça legal quando os cristãos são atacados ou mortos ”.
Ponto de oração: “Ore pelos novos conversos que foram batizados. Ore para que eles encontrem um grupo de crentes para se juntar - e regozije-se por terem encontrado Jesus. ”
5. Paquistão
Tipo de perseguição: opressão islâmica
Número estimado de cristãos: 4.052.000
Como os cristãos estão sofrendo: “Os cristãos no Paquistão enfrentam perseguição extrema em todas as áreas de suas vidas. Os crentes que se converteram do islamismo enfrentam os maiores níveis de perseguição, mas todos os cristãos são considerados cidadãos de segunda classe neste país fortemente islâmico. Eles recebem empregos percebidos como baixos, sujos e desonrosos e podem ser vítimas de trabalho forçado. ”
Ponto de oração: “Ore por proteção para as igrejas do Paquistão, especialmente em feriados como o Natal e a Páscoa, quando ataques terroristas aconteceram no passado.”
6. Eritreia
Tipo de perseguição: protecionismo denominacional cristão
Número estimado de cristãos: 2.552.000
Como os cristãos estão sofrendo: “Os cristãos de denominações não tradicionais enfrentam a perseguição mais dura na Eritreia, tanto do governo como da Igreja Ortodoxa da Eritreia (EOC). A EOC é a única denominação cristã reconhecida pelo governo e é rigidamente controlada por aqueles que estão no poder. ”
Ponto de oração: “Ore para que os cristãos eritreus e os líderes da igreja tenham sabedoria e oportunidades de envolver seu governo no tema da liberdade religiosa.”
7. Iêmen
Tipo de perseguição: opressão do clã
Número estimado de cristãos: alguns milhares
Como os cristãos estão sofrendo: “Os cristãos no Iêmen geralmente mantêm sua fé em segredo, porque se forem descobertos, poderão enfrentar a pena de morte. Deixar o Islã é proibido e todos os iemenitas são considerados muçulmanos pelo estado ”.
Ponto de oração: "Ore pelos crentes secretos e igrejas domésticas secretas, para que tenham sabedoria e discernimento ao apoiarem os crentes."
8. Irã
Tipo de perseguição: opressão islâmica
Número estimado de cristãos: 800.000
Como os cristãos estão sofrendo: “O governo iraniano vê a conversão de muçulmanos ao cristianismo como uma tentativa dos países ocidentais de minar o domínio islâmico do Irã. Os cristãos de origem muçulmana são os mais perseguidos, principalmente pelo governo, mas também por suas famílias e comunidades. As igrejas secretas são frequentemente invadidas e seus líderes e membros foram presos e receberam longas sentenças de prisão por 'crimes contra a segurança nacional' ”.
Ponto de oração: “Ore pelos cristãos que atualmente estão presos por sua fé. As condições nas prisões do Irã são muito ruins e a pandemia só piorou a situação. ”
9. Nigéria
Tipo de perseguição: opressão islâmica
Número estimado de cristãos: 95.358.000
Como os cristãos estão sofrendo: “Mais cristãos são assassinados por causa de sua fé na Nigéria do que em qualquer outro país. Ataques violentos por Boko Haram, pastores militantes muçulmanos Hausa-Fulani, ISWAP (uma afiliada do grupo do Estado Islâmico) e outros grupos extremistas islâmicos são comuns no norte e no cinturão médio do país, e estão se tornando mais comuns mais ao sul ”.
Ponto de oração: “Ore pela graça e conforto do Senhor para os crentes, pois muitos estão desabrigados, perderam seus entes queridos e suas casas, e muitos também sofreram traumas. Peça ao Senhor para estar perto daqueles que foram sequestrados e orar para que sejam libertados ou resgatados. ”
10. Índia
Tipo de perseguição: nacionalismo religioso
Número estimado de cristãos: 67.356.000
Como os cristãos estão sofrendo: “Extremistas hindus acreditam que todos os indianos deveriam ser hindus e que o país deveria se livrar do Cristianismo e do Islã. Eles usam muita violência para atingir esse objetivo, principalmente contra cristãos de origem hindu. Os cristãos são acusados de seguir uma 'fé estrangeira' e culpados de má sorte em suas comunidades. Esses crentes são frequentemente atacados fisicamente e às vezes mortos, além de estarem sob constante pressão de sua família e comunidade para retornar ao hinduísmo. ”
Ponto de oração: “Ore por proteção para nossos irmãos e irmãs, especialmente aqueles que são novos cristãos, e aqueles que vivem em áreas rurais e estão particularmente isolados. Ore para que Deus ajude suas famílias e comunidades a aceitar sua nova fé. ”
__________
Por Joe Carter, autor de The Life and Faith Field Guide for Parents , o editor da Bíblia NIV Lifehacks e co-autor de How to Argue Like Jesus: Learning Persuasion from History's Greatest Communicator . Ele também atua como pastor executivo no campus da McLean Bible Church Arlington em Arlington, Virginia.
Texto exclusivo, traduzido por Teologia e Mulheres.
Nenhum comentário
Não deixe de comentar!
Sua opinião é muito importante :D
Beijos...