Agar, a mãe solteira


Agar era uma serva egípcia, provavelmente dada a Abrão e Sarai depois de sua difícil estada no Egito. Insatisfeita com o tempo do Senhor sobre o filho prometido, Sarai sugeriu que Abrão dormisse com Agar. Mas quando Agar concebeu, Abrão lavou as mãos de toda a bagunça, Sarai descontou suas frustrações em sua serva, e Agar fugiu (Gênesis 16: 1-6).Gênesis 16: 1-6 ).

Considere a situação de Agar. Ela era uma serva estrangeira em uma terra estranha e em uma cultura com pouca visão das mulheres. Agora, grávida e sozinha, Agar era tão vulnerável e insignificante quanto uma pessoa pode ser. 

Imagine o seu espanto quando o anjo do Senhor a encontrou: “Agar, serva de Sarai, de onde vens e para onde vais?” (Gênesis 16: 8). Deus sabia exatamente quem ela era, e a pergunta ecoou sua própria pergunta para Adão em Gênesis 3. Ele não estava inconsciente, mas profundamente preocupado com o que havia acontecido com ela e o que aconteceria com ela. Gen. 16: 8 ). 

Orientando-a a retornar a Sarai, o anjo garantiu proteção e provisão para Agar e seu bebê. Agar recebeu consolo e uma promessa: Deus protegeria e abençoaria seu filho e “multiplicaria a sua descendência, para que não fossem contados pela multidão” (Gn 16:10). Essa criança seria chamada de Ismael " Deus ouve“ (Gen. 16:10 ). Cada vez que ela chamava seu filho para jantar, ela se lembrava: “ o SENHOR ouviu a sua aflição” (Gênesis 16:11).Gênesis 16:11 )..

Mãe Solteira vista

Essa escrava pagã se tornou a primeira pessoa na Bíblia a chamar Deus: “ E ela chamou o nome do SENHOR, que com ela falava: Tu és Deus que me vê; porque disse: Não olhei eu também aqui para aquele que me vê ? Gênesis 16:13
  
O que significa que Agar foi “vista” por Deus? Ser visto é ser valorizado, considerado e respeitado como um indivíduo que carrega a imagem de seu Criador. Agar nunca foi realmente vista por outra pessoa. Seus escravos a viam como espólios de conflito. Abrão e Sarai a viram como uma incubadora para o filho prometido.
 
Mas Deus a viu, ouviu e a conheceu. Ele entendeu sua história e falou diretamente sobre seus maiores medos, provendo suas necessidades e dando-lhe um futuro promissor. Ele fez tudo isso enquanto ela estava sentada perto de um poço - assim como outra mulher desgraçada que Cristo um dia encontraria com “água viva” (João 4: 1-42).João 4: 1-42 ).

Ele também se oferece como água viva por nós. 

Deus Quer Vê Você Também
Mãe solteira, Deus vê você. Ele está profundamente preocupado com o que aconteceu com você e com o que acontecerá com você. Ele conhece os fardos que você carrega; ele sabe que você sente que os carrega sozinho. Suas circunstâncias diárias, como as de Agar, podem parecer sombrias, mas em Cristo você está sentado bem ao lado de um poço sem fundo de água viva. Ele o convida a beber profundamente dele, confiando nele com sua família.

Ainda mais, a interação de Deus com Agar mostra sua benevolência não apenas para nós como mães, mas para nossos filhos. Depois que Isaque nasceu, Agar e Ismael foram levados de volta ao deserto. Quando seus suprimentos escassos acabaram, Agar chorou de tristeza, convencida de que o menino morreria . 

O Senhor não apenas viu Agar em sua miséria (Gênesis 16: 7); ele também ouviu o filho dela em sua necessidade. Deus o conheceu, cuidou dele e o encontrou onde ele estava (Gn 21:17). Ele então lembrou a Agar da promessa de que Ismael se tornaria uma grande nação, e então ele abriu os olhos dela para ver um poço (Gênesis 21:19). Gen. 16: 7 )

O eterno cuidado de Deus por essa mãe e filho maltratados não conheceu limites. Circunstâncias terríveis levaram Agar a duvidar das promessas de Deus a ela, mas ele não a atacou exasperado ou a castigou por falta de fé. Em vez disso, ele acalmou seu medo e atendeu às necessidades dela e às de seu filho com compaixão. Ele abriu os olhos dela para o que o desespero a impedia de ver: o poço de água que estava lá o tempo todo. 

Abba para o órfão

Deus, nosso Pai, cuida de mães solteiras em seus gritos solitários de necessidade desesperada. Ele faz o mesmo por nossos filhos, separados de seus pais por divórcio, morte, encarceramento, deportação ou outros traumas. Deus é um Pai amoroso que mantém estreita vigilância pessoal sobre cada um de nossos filhos. Ele não é um Pai distante, mas um Abba próximo e pessoal aos filhos sem pai (Salmo 68: 5). Ps. 68: 5 ). 

Na cruz, Jesus tornou-se órfão de pai a um grau que nossos filhos nunca terão de ser (Mt 27:46). Ele deixou de lado seu grande poder e assumiu nossa vulnerabilidade. Ele se expôs ao abuso, ao abandono e à morte - tudo porque viu e ouviu como nosso pecado nos faz sofrer. Matt. 27:46 ).  

 Parecer sombrias, mas em Cristo você está sentado bem ao lado de um poço sem fundo de água viva. Ele o convida a beber profundamente dele, confiando nele com sua família.

Ele vive até agora, o poço sem fim de água viva, para nós e para nossos filhos.

Escrito por Anna Meade Harris, ela é mãe solteira de três filhos quase adultos. Uma produção do Teologia e Mulheres


Um comentário

  1. Texto belíssimo de profundo cuidado e carinho no direcionamento à nós que somos mães solteiras. Gratidão!

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar!
Sua opinião é muito importante :D
Beijos...

Galeria de Postagens recentes