A convidada para esta entrevista sobre o "Tema Calúnia" é Cristiane M. Lima.

 


Art. 138 - Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime:

Pena - detenção, de seis meses a dois anos, e multa.
§ 1º - Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga.


Existem pessoas que brincam com o perigo, induzem a certos tipos de conversas; mas antes ligam o gravador de áudio do celular. Outros usam até as esposas (celular de vídeo gravando) com a finalidade de denigrir a imagem da outra pessoa. Caso o envolvido não tenha a malícia do malandro, caí como uma ovelha. Temos também a Calúnia que se espalha pela internet.
É bom esclarecer que a calúnia é o mais grave de todos os crimes contra a honra previstos pelo Código Penal. Porém, a simples fofoca pode se transformar numa tremenda dor de cabeça para o caluniado.


A convidada para esta entrevista sobre o "Tema Calúnia" é Cristiane M. Lima, que é enfermeira, evangélica congregacional e mora em Campina Grande.


- Seja bem vinda, Cristiane, para você o que significa a tua imagem?


Obrigada Erlon Andrade, sou admiradora de seu trabalho. Bem, a imagem pessoal é muito importante para qualquer pessoa, dessa forma, ela é o que representa para as pessoas que me conhecem pessoalmente e outras que dei acesso em algum meio de comunicação, como vcs “risos” e amigos da web. Curioso de eu te falar que mês passado eu estive reunida com familiares e amigos, alguns conhecidos; e quando eu tentava passar dos limites eles olharam assustados e questionaram: Você é da igreja!? É importante ressaltar que a imagem é construída por pessoas que lhe conhecem e sabem do que você é capaz ou não. Posso citar os vizinhos, o pessoal da igreja, amigos, parentes. Como cristã, a minha imagem, a dignidade, mulher, é sustentada pela Imago Dei, pela feitura a imagem e semelhança do Criador. O texto bíblico nos mostra isso: “Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança”, Gênesis 1:26. Perante a sociedade que eu convivo dentro e fora do hospital, minha imagem é construída como cristã batizada e com testemunhos visíveis aqui. Mas não quero dizer que sou perfeita! Pois, ninguém é.


- Em tua opinião, o que significa a Calúnia, fofoca, difamação?


Calúnia é difamação, vamos colocar as duas palavras juntas! São pecados gravíssimos que revela muito mais do caluniador do que quem está sendo caluniado. Por exemplo: A palavra grega para fofoca é diabolos. Nossa palavra portuguesa, diabo vem de diabolos, presta atenção nessa “associação entre os dois”. Significa acusar ou dar informação falsa. A palavra grega para difamação está de certa forma, relacionado a blasfêmia. Nossa palavra portuguesa, blasfêmia vem de blasphemia. Significa um falar prejudicial ou caluniar. Os textos Bíblicos pedem claramente que não andemos com essas pessoas por mais cristãs que na aparência aparentem ser. As ordens são claras: Não andarás com o mexeriqueiro entre teu povo (...). Levítico 19:19. O mexeriqueiro revela os segredos; portanto, não te metas com quem muito abre os lábios (Provébio 20:19). Segundo toda a Bíblia, até nas Palavra de Jesus em Marcos 7: 20-23, Essas pessoas são caracterizadas como impuras, pecaminosas, em decadência espiritual. As advertências são fortes para que fiquemos bem distantes dessas pessoas.

O que desfaz as palavras do caluniador são as pessoas que conhecem de fato a vítima. O caluniador não é vítima, ele faz vítimas.


- E por que isso acontece?


Na maioria dos estudos seculares, até de acordo com a Bíblia isso acontece por falta de ética, o caluniador é descrito sem valor nenhum, tanto moral quanto amoral. A sua autoimagem é desconstruída, isso tem muito a ver com a forma como se sente consigo mesmo(a). Acontece por inveja, ódio, insegurança ou a necessidade de sentir-se superior sem ser. Erlon Andrade, tudo isso junto e mais um pouco. Por mais que o indivíduo diga que não, mas levemos em consideração as atitudes dessas determinadas pessoas. Veja o exemplo de Davi quando exprime sua angustia contra seus caluniadores: "Quando, porém, tropecei, eles se alegravam e se reuniram; eles se reuniram contra mim; rangia contra mim os dentes". (Salmos 35:15-16). Se até Davi passou por isso, devemos é nos alegrar quando fomos injuriados. A Bíblia diz: Bem-aventurados sois vós quando vos insultarem, e perseguirem e, mentindo disserem todo o mal contra vós. Mateus 5:11.


- Apesar de existir lei, nem todos reivindicam os direitos, por quê?


As leis são claras em relação a isso, eu penso que algumas das pessoas, não me refiro todos! Não desejam ter trabalho com audiências, advogados, perder um pouco de tempo para resolver essas questões essenciais ou até mesmo deva ser cultural. Algumas até por ser muito maduras entende perfeitamente que o caluniador tem complexo de inferioridade, ele quer caluniar para tentar melhorar sua imagem distorcida por ele mesmo e esse pecado horrível que é considerado crime segundo o código penal: 138, 139,140.
Onde o caluniador entra, a ética sai pela primeira porta. Às vezes alguns acham que estão caluniando, mas estão revelando mais deles em público e o que são em sua essência.
E algumas pessoas preferem esperar pelo agir de Deus. A justiça certa que aje através da lei do retorno.


- Voce já foi caluniada?


Já sim! (Risos!) Chega até ser engraçado.


- Em que momento você percebeu que algo estava errado?


No momento virtual de uma criatura que nem existe na minha vida real, pois sequer a conheço e tão pouco conhece a minha vida, pois tem milhares de pessoas que dizem o oposto. Erlon, o momento que percebi foi quando houve pessoas me comunicando e logo após essa pessoa veio invadir a minha privacidade. Conversei com a advogada sobre isso. Mas pelo teor do que foi dito eu comecei a sorrir e quando vi a pessoa pensei logo, ela calunia porque necessita aparecer; como eu disse a você, logo após veio uma chuva de gente, relatando que aconteceu o mesmo com elas. É como eu disse:
O caluniador faz vítimas por onde passar. É tipo sociopata, quem conhece um pouco de psicologia em saúde mental sabe do que estou falando.


- Você identificou a pessoa?


Hurum! Além de algumas dessas pessoas serem caluniadoras elas necessitam aparecer com discursos falsos de exortações para ludibriar a plateia. Então é evidente que jamais esse tipo de pessoa que tem a necessidade de aparecer de alguma forma cogitaria de ficar escondido.


- Qual foi sua atitude?


Quando ocorreu a primeira vez, fiquei chateada, depois sorri com demais amigos ao mostrar as conversas. Na maioria são acusações sem nexo.
É claro que o caluniador, ele se sente inferior. Qual é a pessoa bem resolvida, com seu mundinho mágico, criado em seu psico, tem a necessidade de estar de fofoca em fofoca com a finalidade de denegrir outros? Denigre, calunia, porque se sente inferiorizado. Sociopatia!


- Deveria procurar a justiça?


Erlon, aí seria até confidencial. De acordo com as falas que ocorreram em algumas situações impossíveis, terminou todos nós sorrindo da situação. Quando algo é real, no seu convívio é uma situação diferente, mas quando é virtual parece até palhaçada. Meu amigo, como pode tanta gente ter distúrbio assim? A mulher disse que levou chifre, não sei de quem, como poderia levar isso virtualmente? (Risos), pois, tipo: nem interesse tinhamos, algumas de nós namorando, e ele não saia do pé. A realidade, é que não sei quem é mais sem noção, quem publica isso ou quem fala ou quem se acha tão atraente para ser seduzido vitualmente por mulheres sérias e cristãs! E depois iria fazer o que com a distancia imaginária, pois nada foi real e existiu, total falta de interesse nosso. O pior que nunca existiu provas, nem mensagens nossas. Estamos falando de pessoas que moram num outros Estados sem a menor possibilidade de encontro ou conhecer o nosso convívio REAL, mesmo assim, ficam idealizando o dia todo calúnias. Sem dúvidas, as redes sociais se tornaram castelos para quem tem problemas mentais, nunca deixei de dizer isso. Sei que não estou falando com a seriedade precisa e repudiação necessária para esses atos. Não existe duas verdades, e Deus sabe qual delas é de fato. Nesse caso o assunto é meio bizarro!


- E hoje como vc se sente?


Hoje eu tenho cautela, realmente eu escrevi uma vez que devemos ter cuidado com quem adicionamos nas nossas redes sociais, já por conta disso. Infelizmente os impuros que são os caluniadores, levam uma vida inteira fazendo isso, pois a inconformidade interior é grande. Olha que isso é sério, só existe caluniador por motivos de invejas e INSATISFAÇÃO pessoal. Fim de papo!


- Qual seu conselho para pessoas que passaram pelo mesmo processo?


Erlon Andrade, desejo que cada pessoa avalie o grau que isso afetou sua vida, o seu psicológico, O CALUNIADOR muitas vezes se faz de vítima, quando a tempestade que ele criou se volta para eles mesmos, nada disso! CALUNIADOR é CALUNIADOR, VÍTIMA É VÍTIMA, e quem é vítima busca defender-se. Vale apena que busquem ajuda das autoridades constituídas por Deus para resolverem essas questões sociais. Gente ruim, maldosas, encontraremos em toda parte. Mas não devemos permitir que essas pessoas invadam nossa privacidade, falem coisas que não conhecem de fato, e criem histórias de acordo com sua impureza. Embora eu creia que a colheita sempre vem, quanto a isso não me resta dúvidas, mas cada um deve avaliar bem tudo.


Erlon Andrade, Eu até brinquei uma vez, lá no trabalho com os demais e disse: não sei se busco autoridades ou um manicômio para essas pessoas, pois a loucura é grande. Enfim, segue o alerta: O que desejo para todas as moças, mulheres das redes sociais, até mesmo homens, é o mesmo que escrevi num outro texto: muito cuidado com quem vocês se respondem e conversam em suas redes sociais, até via inbox. Alguns utilizam um pequeno momento para passar uma vida criando mentiras sem lhe conhecer de fato, e tem o desejo de praticar o que é ruim e maldoso de acordo com suas insatisfações pessoais, isso é muito sério. O caluniador necessita ser colocado no seu lugar, repudiem eles com suas fofocas. Cuidado: O mexeriqueiro revela o segredo; portanto, não te metas com quem muito abre os lábios" ( Provérbios 20:19).


Agradeço todo o apoio dos Blogueiros do Brasil, amigos de anos mesmo! Ao Jornalista Erlon Andrade escritor da coluna Folha interativa. Estou muito grata e quero desejar um feliz natal ano novo a todos vocês blogueiros e pessoal das redes sociais, eu embora estive num momento distante desse mundo de blogs, mas deu tudo certo. Bjs!


Obs: É bom ressaltar que aquele que se sentir caluniado deve reunir provas e testemunhas caso queira processar o "Dito cujo"



Entrevistador Erlon Andrade faz parte dos Blogueiros do Brasil, Jornalista/Professor, colunista do jornal folha interativa. 



Link da página onde foi publicado também a entrevista: 

https://www.facebook.com/150725381717995/posts/3294870997303402/

12 comentários

  1. Perfeito, orientação social.

    ResponderExcluir
  2. Você é muito inteligente, uma mulher linda, cristã, filha de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Quanto mais te caluniarem, mais vc adquirir sabedoria, e avançar. Estamos juntos ❤

    ResponderExcluir
  4. Dani clemente de albuquerque medeirodezembro 23, 2021 7:11 AM

    Parabéns pela belíssima entrevista de cunho acadêmico e teológico. Você foi brilhante, não é só beleza, é muito conteúdo. Não é atoa que chama atenção, você é uma mulher pura, e de Deus. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Como ficou o inquérito?

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar!
Sua opinião é muito importante :D
Beijos...

Galeria de Postagens recentes