Feminilidade equilibrada


   Deixe-me ser transformada pela graça

Eu tenho lido muitos comentários de mulheres tentando padronizar outras de acordo com seus conceitos errôneos; e até lacradores nas mídias sociais têm colaborado com essas opiniões.

Quero deixar claro que o objetivo desse post não é depreciar ninguém. De uma época para cá apareceu do nada uma mulher dizendo que Deus a tirou da promiscuidade, lhe purificou e com isso, ela se tornou uma santa.

O comportamento dela é diferente do que nós entendemos do conceito de ser cristã; pois, as suas atitudes são severas consigo mesma se comparar com uma pessoa comum e crente em Cristo. Eu nunca quis compreender o que essas mulheres queriam de fato demonstrar em público. Elas reclamavam de algumas que tinham uma vida normal e se vestiam de acordo com a modernidade dentro do equilíbrio.

As mulheres com roupas atuais estavam vivendo de acordo com o que Deus estabeleceu em suas vidas. Lembro-me de um culto que estive na Igreja Evangélica Congregacional, onde a pregação central focava na ação da graça na vida das pessoas. Essa graça agiria de forma a impedir que algumas delas não praticassem os mesmos delitos contra Deus, os chamados “pecados dos convertidos”.

É interessante que todos nós pecamos e não temos os mesmos pecados; a graça de Deus nos constrange a não fazer. Isso acontece dentro do nosso processo de amadurecimento, somos compelidos a praticar alguns delitos e as vezes saímos com tranquilidade de alguns pecados ou tentação.

Por outro lado, outras pessoas têm mais dificuldade em lidar com certas situações. O agir da graça de Deus é diferente para cada pessoa. A intenção de Deus é produzir uma imagem cristã em nós, isso foge dos interesses humanos, vai muito além disso.

Não podemos impor às pessoas que sejam como nós, mas devemos ser como Cristo deseja que nós sejamos individualmente, um pouco mais piedosas. Num trecho dum livro que li, se referia à piedade de Calvino, “enaltecedora de Deus.” O alvo da piedade é reconhecer e louvar a Deus, a glória que resplandece nos atributos do Senhor, na estrutura do mundo, na morte e na ressurreição de Jesus Cristo.

A piedade dos antigos cristãos, não estava padronizada, e tão pouco, se vestia em público para chamar atenção para si mesmo, como fazia os fariseus descritos em Mateus 23.1-4 que diz:

Então, falou Jesus às multidões e aos seus discípulos: Na cadeira de Moisés, se assentaram os escribas e os fariseus. Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem. Atam fardos pesados [e difíceis de carregar] e os põem sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los. Praticam, porém, todas as suas obras com o fim de serem vistos dos homens; pois alargam os seus filactérios e alongam as suas franjas. (ARA).

Todas as atitudes de piedade dos fariseus não glorificavam a Deus, mais a eles mesmos, se vestiam aparentemente com mais piedade que todos em público, e com a finalidade de exibição, como Jesus descreveu em Mateus 23.5.
Algumas mulheres têm o comportamento distorcido do conceito de ser cristã, pousam 24 horas com imagens na pretensão de querer mostrar como são piedosas no vestir, no falar, como arrumar a casa; chega ao ponto de afirmar que mostrar o cabelo é um tipo de pecado, então suas atitudes diante do público são: esconder o cabelo, vestir umas roupas fora de nossa época, como dos anos 60 e algumas vitorianas de reis e rainhas do século 19, alegando que esse é o padrão de vestes para pessoas convertidas a Cristo, na tentativa de induzir e prender mulheres às regras meramente humanas e desvinculadas da graça de Deus, e o pior disso, tudo que essas mulheres querem é que pessoas, até alguns renomados se junte à elas com esse pensamento, criando no seu psico, uma suposta modéstia que sai fora de todo contexto cristão.

Como lemos sobre Jesus afirmando que os fariseus pretendiam se mostrar, se exibir até com suas vestes para demonstrar que eram piedosos.

O que mais me intriga é quando algumas mulheres que usam sua livre escolha, e se recusam a serem escravizadas por essas pessoas. Sempre acontecerá exposição, calunias, armação, tudo que os fariseus faziam com outros; se prestarmos atenção no que o livro de Mateus diz a respeito deles.

Não é preciso ser “liberal comportamental” para recusar usar roupas excêntricas, só basta ser crente e ter equilíbrio, nem de mais nem de menos. Algumas mulheres querem trazer para o natural, como uma marca cristã, roupas de praias do tipo: short de malhar com o maiô por baixo, uma saia por cima, uma camisa por baixo desse maiô na parte de cima.

Acredito que algumas mulheres que contestam isso compreendem perfeitamente que para ser crente não precisa querer mostrar algo espalhafatoso desse jeito.

Dessa forma, todo esse exagero pode prejudicar a saúde intima da mulher como: impedir a oxigenação das partes mais úmidas e assim gerando a possibilidade de criar fungos e bactérias. Devemos estar bem atentas em relação a isso. Algumas podem dizer: “Mais o esforço é para Deus!” Lembrando que uso maiô com canga dentro do equilíbrio.

Primeiramente: Não acredito que o Evangelho de Cristo seja reduzido a aparência, ou ao querer transparecer em público uma santidade, é como Jesus disse: Tudo que fazem é para se exibir. O evangelho não destrói o corpo mais edifica pessoas lhe impulsionando ao equilíbrio de vida. O importante é que tenhamos cuidado com o templo do Espirito Santo.

Segundo: usar saias por baixo do vestido, blusa por cima de blusa, amarrar uma toalha nos quadris para esconder os quadris “como se isso fosse possível”, lenço no cabelo, cobertura da cabeça, levantar bandeiras contra maquiagem, usar um padrão que não existe na nossa cultura. Isso não lhe fará piedosa de forma alguma, tão pouco santa. São nas atitudes praticadas às escondidas, que demostra o verdadeiro caráter.

Quando vais em oculto tentar manchar a imagem de algumas pessoas, a via se torna de mão dupla, à quem você leva a história na tentativa de manchar a imagem de alguém, essa pessoa passa a descrer das tuas “boas” intenções e as pessoas que foram afetadas descreem totalmente de vez de tua piedade. Roupas em cima de roupas para ter atitudes assim?

Tudo isso se torna motivo de lacração virtual. Algumas mulheres que saíram da promiscuidade, mas querem se santificar a força, o que é diferente das atitudes das crentes que não tiveram uma vida passada promíscua.

Comparo com umas determinadas pessoas, lembra daqueles vídeos de youtube de alguns que dizem: Ex-candomblecista se converteu, ex-pai de santo, ex-assaltante de banco se converte. Sempre tem um clichê para a exibição ser convincente. Eu creio que essas pessoas não precisam se exaltar as custas do Evangelho, mostrando seu novo estado de vida.

Mulheres usando a modéstia para lacrar nas redes sociais, e ainda existem aqueles que seguem o mesmo contexto. É claro que eu compreendo que modéstia é um conjunto de fatores que não está ligado exclusivamente as roupas.

Devemos nos vestir com equilíbrio, sabedoria e virtude, não como um padrão espalhafatoso ao ponto de ficar 24 horas tirando fotos com um tipo de avental no pescoço e demostrando em público como é uma agradável dona de casa que lava seus pratos 24 horas, sem descanso; como se isso não fosse sua obrigação de executar esse serviço após o casamento.

Todavia, é necessário o exibicionismo nas mídias, e quem não se tornar tão esquisito assim no seu mundinho de irrealidade (pois nada disso é real)não é considerado crente; como se Deus tivesse padronizado pessoas e as comissionado, na certeza de quem é ou não cristã.

A mente humana gosta, às vezes, de adaptar algumas pessoas em situações imaginárias e não reais, é tipo: elas acreditam numa fantasia e querem que essa fantasia seja real, mas não querem ser as únicas, então é necessário convencer pessoas de suas próprias irrealidades para que elas tenham o poder de convencer a si próprias.

O problema está sendo querer colocar fardos pesados em cima de pessoas e querer lacrar com tudo isso. Como Joel R. Beeke disse: “O desejo de glorificar a Deus é exceder até mesmo o desejo por salvação em toda pessoa verdadeiramente piedosa.”

Como eu citei que é interesse de Deus santificar seu povo! É Ele que redime, adota e santifica para que sua glória resplandeça neles e os liberte. O lema de Calvino nunca foi a exaltação pessoal e do guarda-roupa, e veste piedosa de sua esposa e os demais servos, o lema de Calvino resume bem a piedade pela qual ele vivia: “Ofereço-te meu coração, Senhor, pronta e sinceramente”. Joel Beeke, ao analisar essa declaração de Calvino entendeu que esse era o desejo de todos que são verdadeiramente piedosos.

Contudo, esse desejo só pode ser realizado por meio da comunhão com Cristo e da participação nele, pois fora de Cristo até a pessoa mais religiosa vive para si mesma.

Entenderam o que Joel quis dizer? Que toda pessoa religiosa vive para si mesma, pois elas pecam constantemente contra o seu próximo e não se dão conta disso, estão mais empenhados em satisfazer suas fantasias idólatras mentais do que glorificar a Deus.

Somente em Cristo que os piedosos conseguem viver como verdadeiros servos, sem impor suas idolatrias por reconhecimento para outras pessoas. Nunca esqueçam disso: Pessoas perseguindo pessoas e lacrando nas mídias sociais, não é sinal de piedade, mas, de religiosidade extrema e exibicionismo.

Por: Cristiane Monteiro Lima .

Nenhum comentário

Não deixe de comentar!
Sua opinião é muito importante :D
Beijos...

Galeria de Postagens recentes